Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade pública

Autores

  • Adílio Renê Almeida Miranda Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Alfenas-Campus Varginha
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle UFLA
  • Flávia Luciana Naves Mafra UFLA
  • Lílian Barros Moreira UFLA

Palavras-chave:

Identidade, Gerência universitária, sociallização

Resumo

O objetivo deste trabalho foi o de compreender como a socialização, principalmente, a organizacional, atua na dinâmica identitária de professoras que assumiram/assumem cargos gerenciais em uma universidade pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem de caráter qualitativo, com o método de pesquisa história de vida, na qual foram entrevistadas sete professoras gerentes. Percebeu-se que as experiências e as memórias resgatadas desde a infância, assim como os processos de socialização, contribuem para a compreensão da dinâmica identitária delas. Verificou-se que alguns traços adquiridos e comportamentos aprendidos no espaço familiar ainda perduram no cotidiano de algumas. Para outras, as conquistas ao longo da vida e, principalmente, as atuais na esfera profissional, ganham sentido de superação de vivências do passado e de identidades ligadas a elas.

Biografia do Autor

  • Adílio Renê Almeida Miranda, Universidade Federal de Lavras, Universidade Federal de Alfenas-Campus Varginha
    Departamento de Administração e Economia, Estudos Organizacionais
  • Mônica Carvalho Alves Cappelle, UFLA
    Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais
  • Flávia Luciana Naves Mafra, UFLA
    Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais
  • Lílian Barros Moreira, UFLA
    Departamento de Administração e Economia/Estudos Organizacionais

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Publicado

23-06-2015

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Trabalho, socialização e identidade: um estudo com professoras gerentes de uma universidade pública. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/99481. Acesso em: 19 abr. 2025.