Autoavaliação Institucional: um estudo sobre a análise de dados da autoavaliação segundo a perspectiva temporal.
Palavras-chave:
SINAES. Autoavaliação Institucional. DisciplinasResumo
A precocidade do SINAES como um sistema norteador se percebe pelas dificuldades relacionadas ao seu efetivo desenvolvimento. O presente artigo busca analisar uma proposta de interpretação dos dados da avaliação institucional da URI, Campus de Santo Ângelo, no período de 2008 a 2012, com foco nas disciplinas dos cursos de Graduação. Na análise, prioriza-se a perspectiva de análise temporal dos dados, apontando as oscilações dos percentuais dos conceitos “Plenamente Satisfatório” e “Satisfatório”. Os dados apresentados agrupam todas as disciplinas do Campus, organizados em gráficos para visualização da evolução da avaliação em cada item do questionário. Assim, a proposta vai ao encontro da cultura de autoavaliação, elencada como uma das maiores dificuldades do momento, na medida em que: se desenrola pelo processo evolutivo; tem como referência a instituição e o seu crescimento.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.