Autoavaliação Institucional: um estudo sobre a análise de dados da autoavaliação segundo a perspectiva temporal.

Autores/as

  • Elias Adams
  • Léo Zeno Konzen

Palabras clave:

SINAES. Autoavaliação Institucional. Disciplinas

Resumen

A precocidade do SINAES como um sistema norteador se percebe pelas dificuldades relacionadas ao seu efetivo desenvolvimento. O presente artigo busca analisar uma proposta de interpretação dos dados da avaliação institucional da URI, Campus de Santo Ângelo, no período de 2008 a 2012, com foco nas disciplinas dos cursos de Graduação. Na análise, prioriza-se a perspectiva de análise temporal dos dados, apontando as oscilações dos percentuais dos conceitos “Plenamente Satisfatório” e “Satisfatório”. Os dados apresentados agrupam todas as disciplinas do Campus, organizados em gráficos para visualização da evolução da avaliação em cada item do questionário. Assim, a proposta vai ao encontro da cultura de autoavaliação, elencada como uma das maiores dificuldades do momento, na medida em que: se desenrola pelo processo evolutivo; tem como referência a instituição e o seu crescimento.

Publicado

2016-08-16

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Autoavaliação Institucional: um estudo sobre a análise de dados da autoavaliação segundo a perspectiva temporal. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 21, n. 3, 2016. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/134135. Acesso em: 11 may. 2025.