FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UM CURSO EM EAD: A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS
Palavras-chave:
Fatores Críticos, Vantagem Competitiva, Educação a Distância.Resumo
Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.