FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UM CURSO EM EAD: A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS

Autores

  • Josiani Aparecida Karpinski Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
  • Neirisleia Francisconi Del Mouro Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
  • Marcos de Castro Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
  • Luiz Fernando Lara Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)

Palavras-chave:

Fatores Críticos, Vantagem Competitiva, Educação a Distância.

Resumo

Devido ao atual cenário competitivo em que as organizações estão inseridas, tanto públicas, quanto privadas, faz-se necessária a utilização de estratégias que permitam às empresas se destacarem das demais. Dentro desta perspectiva os fatores críticos de sucesso (FCS) se constituem de recursos necessários para que uma iniciativa venha a ser sustentada no longo prazo. Esta pesquisa busca identificar quais são os fatores críticos para o sucesso da oferta de um curso de especialização na modalidade EaD, sob a perspectiva dos acadêmicos, utilizando-se como elementos de gestão que compõem os FCS, identificados no resgate teórico dos autores Rematal, Behar e Maçada (2009). A pesquisa é classificada como exploratória e quantitativa, utilizando-se o método de estudo de caso. Os resultados apontam que quatro fatores são essenciais para o sucesso da IES na modalidade EaD, podendo ser classificadas como: Ambiente e Organização Didático/Pedagógico (AODP); Reputação do Curso e da Instituição (RCI); Qualificação - professores-tutores (CPT) e Estrutura do curso (EC).

Biografia do Autor

  • Josiani Aparecida Karpinski, Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
    Mestre em Administração - Mestrado Profissional em Administração - PPGADM/UNICENTRO
  • Neirisleia Francisconi Del Mouro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
    Mestre em Administração - Mestrado Profissional em Administração - PPGADM/UNICENTRO
  • Marcos de Castro, Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
    Possui graduação em Administração e Especialização em Administração de Recursos Humanos pela Unicentro. Mestrado e Doutorado em Administração pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor Adjunto no departamento de Administração Unicentro. Líder do Grupo de Pesquisa e Estudos em Estratégia e Organizações. Docente do PPGADM/Unicentro (Programa de Mestrado Profissional em Administração da Unicentro) Atua como pesquisador em temas relacionados à cooperação interorganizacional, redes, aglomerações produtivas e temas correlatos.
  • Luiz Fernando Lara, Universidade Estadual do Centro-Oeste - (UNICENTRO)
    Professor adjunto da Universidade Estadual do Centro-Oeste, em regime de dedicação exclusiva no Departamento de Administração do Campus de Irati. Bacharel em Administração (UEPG 1989); Mestre em Economia (UFSC 2002) e Doutor em Ciência Sociais Sociologia (PUC-SP 2012). Tem experiência na área de Administração Pública e Universitária relacionada à Gestão de Pessoas, Administração de Materiais, Planejamento Estratégico e Reestruturação Organizacional. É coordenador do Estágio Supervisionado em Administração para o 3o e 4o anos do Curso de Administração. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Centro-Oeste, Mestrado Profissional em Administração. Tem interesse de pesquisa nas seguintes áreas: teorias organizacionais; marketing e vendas; organizações (trabalho e emprego; gestão por competências; responsabilidade social; diversidade nas organizações, mais diretamente sobre inserção de pessoas com deficiência no emprego).

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

FATORES CRÍTICOS PARA O SUCESSO DE UM CURSO EM EAD: A PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 440–457, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/150043. Acesso em: 19 abr. 2025.