OS IMPACTOS E MUDANÇAS PROMOVIDOS PELA AVALIAÇÃO INSTITUCI-ONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPE-RIOR FUNDACIONAIS MUNICIPAIS CATARINENSES SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRA-SILEIRAS - PAIUB
Palavras-chave:
Avaliação Institucional, Universidades municipais, PAIUB.Resumo
O artigo tem como objetivo principal apresentar os impactos e mudanças promovidas pela ava-liação institucional nas condições de produção do ensino de graduação das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais Catarinenses -IESFMC. O lançamento do Paiub constituiu-se na gênese do processo de avaliação institucional no cenário das IESFMC, pois até então as mesmas não possuíam nenhum programa institucionalizado de avaliação. Nesse sentido, o primeiro Seminário Catarinense de Avaliação Institucional realizado pela Acafe em 1994 pode ser considerado como marco das discussões sobre a temática no contexto das IES. Utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu-se que apesar dos diferentes estágios do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – Paiub implementados pelas Instituições de Ensino Superior, quando da sua vigência foi possível verificar impactos e mudanças nas condições de produção do ensino de graduação.Downloads
Publicado
07-06-2017
Edição
Seção
Artigos
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OS IMPACTOS E MUDANÇAS PROMOVIDOS PELA AVALIAÇÃO INSTITUCI-ONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPE-RIOR FUNDACIONAIS MUNICIPAIS CATARINENSES SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRA-SILEIRAS - PAIUB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 358–372, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153618. Acesso em: 19 abr. 2025.