OS IMPACTOS E MUDANÇAS PROMOVIDOS PELA AVALIAÇÃO INSTITUCI-ONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPE-RIOR FUNDACIONAIS MUNICIPAIS CATARINENSES SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRA-SILEIRAS - PAIUB

Authors

  • Argos Gumbowsky Universidade do Contestado - UnC

Keywords:

Avaliação Institucional, Universidades municipais, PAIUB.

Abstract

O artigo tem como objetivo principal apresentar os impactos e mudanças promovidas pela ava-liação institucional nas condições de produção do ensino de graduação das Instituições de Ensino Superior Fundacionais Municipais Catarinenses -IESFMC. O lançamento do Paiub constituiu-se na gênese do processo de avaliação institucional no cenário das IESFMC, pois até então as mesmas não possuíam nenhum programa institucionalizado de avaliação. Nesse sentido, o primeiro Seminário Catarinense de Avaliação Institucional realizado pela Acafe em 1994 pode ser considerado como marco das discussões sobre a temática no contexto das IES. Utilizou da pesquisa de campo e bibliográfica. Concluiu-se que apesar dos diferentes estágios do Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras – Paiub implementados pelas Instituições de Ensino Superior, quando da sua vigência foi possível verificar impactos e mudanças nas condições de produção do ensino de graduação.

Author Biography

  • Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - UnC
    Licenciado em Pedagogia pela Fundação das Escola do Planalto Norte Catarinense (FUNPLOC). Especialista em Metodologia do Ensino pela Universidade Federal do Paraná (UFPr). Mestre em Educação: Ensino Superior, pela Universidade Regional de Blumenau (Furb). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na linha de pesquisa Universidade: teoria e prática. Atuação profissional: Professor efetivo do quadro do magistério público estadual. No ensino superior é docente credenciado pela Universidade do Contestado (UnC) como docente nos cursos de graduação. Integrante do corpo docente do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional como responsável pelas disciplinas Universidade e Desenvolvimento Regional e Políticas Educacionais e Desenvolvimento Regional .Integra o banco de avaliadores do MEC/INEP e do CEE/SC.Líder do grupo de pesquisa Educação, Política e Sociedade e membro do grupo de pesquisa ´Desenvolvimento Regional´

Published

2017-06-07

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Artigo

How to Cite

OS IMPACTOS E MUDANÇAS PROMOVIDOS PELA AVALIAÇÃO INSTITUCI-ONAL NO ENSINO DE GRADUAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPE-RIOR FUNDACIONAIS MUNICIPAIS CATARINENSES SOB INFLUÊNCIA DO PROGRAMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES BRA-SILEIRAS - PAIUB. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 22, n. 2, p. 358–372, 2017. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/153618. Acesso em: 19 apr. 2025.