Credenciar-se ou não na pós-graduação
a percepção de docentes de uma instituição pública
Palavras-chave:
Motivação, Afetivo., Precarização., Professores., Carreira.Resumo
O objetivo foi identificar a percepção deste em relação à atuação na pós-graduação articulada a fatores motivacionais, pessoais e organizacionais. Um questionário foi aplicado a 502 professores doutores de programas de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior, obtendo-se 113 respostas válidas. Os dados foram analisados utilizando o software estatístico R. Os resultados indicaram que a vinculação à pós-graduação está ligada à dimensão afetiva, visto que gostar do que faz (motivacional) e o relacionamento com os alunos (organizacional) foram os fatores mais destacados. Quando questionados sobre o que os levaria a se descredenciar, a dimensão individual foi destacada na falta de realização pessoal com a atividade e o adoecimento pessoal ou familiar. Questões estruturais foram indicadas, embora não predominantes. A forte vinculação da motivação docente relacionada a fatores pessoais e motivacionais, pode explicar por que em condições tão adversas esses profissionais optam por permanecer.
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