Credenciar-se ou não na pós-graduação
a percepção de docentes de uma instituição pública
Palabras clave:
Motivación., Afectivo., Precarización., Professores., Carrera.Resumen
El objetivo fue identificar la percepción en relación a actuación en el posgrado articulado a factores motivacionales, personales y organizacionales. Un cuestionario fue aplicado a 502 profesores doctores de programas de posgrado de una institución pública de enseñanza superior, obteniendo 113 respuestas válido. Los datos fueron analizados utilizando el software estadístico R. Los resultados indicaron que la vinculación con posgrado está ligada a la dimensión afectiva. Cuando se les preguntó sobre que los llevaría a no habilitarse, la dimensión individual fue destacada en la falta de realización personal con la actividad y la enfermedad personal o familiar. Cuestiones estructurales fueron indicadas, aunque no tan predominantes. La fuerte vinculación de la motivación docente relacionada a los factores personales y motivacionales, puede explicar porque en condiciones tan adversas estos profesionales optan por permanecer.
Referencias
ALVES, Itala Moreira; MARICATO, João de Melo; MARTINS, Dalton Lopes. Fatores que interferem no (não) credenciamento de pesquisadores em programas de pós-graduação: um estudo nas universidades públicas em Goiás. Revista da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS. Porto Alegre, v. 21, n. 1, p.150-171, jan./abr. 2015. https://doi.org/10.19132/1808-5245211.150-172
BALBACHEVSKY, Elizabeth. A pós-graduação no Brasil: novos desafios para uma política bem-sucedida. Os desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, v. 1, p. 285-314, 2005. Disponível em: https://www.academia.edu/download/31241415/original_Pos-Graduacao_Brasil_2.pdf. Acesso: 10 ago. 2021.
BLACKBURN, Robert T.; LAWRENCE, Janet H. Faculty at work: Motivation, expectation, satisfaction. Johns Hopkins University Press, 1995. Diponível em: https://psycnet.apa.org/record/1996-97417-000. Acesso em: 10 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília-DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 12 mar. 2021.
COLARES, Ana Carolina Vasconcelos et al.. Motivação docente na pós-graduação stricto sensu: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Contabilidade & Finanças, v. 30, p. 381-395, 2019. https://doi.org/10.1590/1808-057x201909090
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação. Brasília: CAPES, 2018. Disponível em: http://www.capes.gov.br/avaliacao/sobre-a-avaliacao. Acesso em: 27 de ago. 2021.
CORREA, Marcos Vinícius Pereira; LOURENÇO, Mariane Lemos. A constituição da identidade dos professores de pós-graduação stricto sensu em duas instituições de ensino superior: um estudo baseado nas relações de poder e papéis em organizações. Cadernos Ebape. BR, v. 14, p. 858-871, 2016. https://doi.org/10.1590/1679-395145075
DA SILVA MOURA, Juliana et al.. A precarização do trabalho docente e o adoecimento mental no contexto neoliberal. Revista Profissão Docente, v. 19, n. 40, p. 01-17, 2019. https://doi.org/10.31496/rpd.v19i40.1242
DAVOGLIO, Tárcia Rita; SPAGNOLO, Carla; SANTOS, Bettina Steren dos. Motivação para a permanência na profissão: a percepção dos docentes universitários. Psicologia Escolar e Educacional, v. 21, p. 175-182, 2017. https://doi.org/10.1590/2175-3539201702121099
DE LA BOÉTIE, Étienne. Discurso da servidão voluntária. Editora Montecristo, 2020.
FORATTINI, Cristina Damm; LUCENA, Carlos Alberto. Adoecimento e sofrimento docente na perspectiva da precarização do trabalho. Laplage em Revista, v. 1, n. 2, p. 32-47, 2015. http://dx.doi.org/10.24115/S2446-622020151219p.32-47
GERRITY, Martha. S. et al.. Career satisfaction and clinician-educators: the rewards and challenges of teaching. Journal of general internal medicine, v. 12, n. Suppl 2, p. S90, 1997. http://dx.doi.org/10.1046/j.1525-1497.12.s2.13.x
GODOI, Christiane Kleinübing; XAVIER, Wlamir Gonçalves. O produtivismo e suas anomalias. Cadernos EBAPE, v. 10, n. 2, p. 456–465, 2012. https://doi.org/10.1590/s1679-39512012000200012
GUIMARÃES, André Rodrigues; CHAVES, Vera Lúcia Jacob. A intensificação do trabalho docente universitário: aceitações e resistências. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação-Periódico científico editado pela ANPAE, 31(3), 2015, 567-586. https://doi.org/10.21573/vol31n32015.59914
HOSTINS, Regina Célia Linhares. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG) e suas repercussões na Pós-graduação brasileira. Perspectiva, v. 24, n. 1, p. 133-160, 2006. https://doi.org/10.5007/%25x
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: Inep, 2018. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/basica-censo-escolar-sinopse-sinopse. Acesso em: 28 set. 2021.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Censo da educação superior 2017. Brasília: Inep, 2019. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 27 set. 2021.
MODKOVSKI, Aline Fátima; FERRAZ, Renato Ribeiro Nogueira. A Autoeficácia e o Relacionamento entre Orientadores e Orientandos em Programas de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração. Anais..VI SINGEP – São Paulo – SP – Brasil, 2017.
MORO, Angélica Balconi et al.. Fatores motivacionais e higiênicos considerados relevantes na visão dos docentes e discentes de programas de pós-graduação de uma instituição pública federal. Sociais e Humanas, Santa Maria, v. 26, n. 3, p.608-621, set./dez. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/5345/pdf. Acesso em: 10 fev. 2019.
NOBRE, Lorena Neves; FREITAS, Rodrigo Randow. A evolução da pós-graduação no Brasil: histórico, políticas e avaliação. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, p. 26-39, 2017. https://doi.org/10.0001/v3n2_3
NUNES, Thiago Soares; TORGA, Eliana Marcia Martins Fittipaldi. Workplace bullying in postgraduate courses: The
consequences experienced by teachers and students of a Brazilian state university. Education
Policy Analysis Archives, 28(11), 1-23, 2020. https://doi.org/10.14507/epaa.28.4883.
NYQUIST, J Julie G.; HITCHCOCK, Maurice A.; TEHERANI, Arianne. Faculty satisfaction in academic medicine. New Directions for Institutional Research, v. 27, n. 1, p. 33-43, 2000. Acesso em: 10 fev. 2019.
PENTEADO, Regina Zanella; SOUZA, Samuel de. Mal-estar, sofrimento e adoecimento do professor: de narrativas do trabalho e da cultura docente à docência como profissão. Saúde e sociedade, v. 28, p. 135-153, 2019. https://doi.org/10.1590/S0104-12902019180304
PIZZIO, Alex; KLEIN, Karla. Qualidade de vida no trabalho e adoecimento no cotidiano de docentes do Ensino Superior. Educação & Sociedade, v. 36, p. 493-513, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/7BcbWwcjsvBHWhFvnNH7Ymx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.
R CORE TEAM. R: A language and environment for statistical computing. R Foundation for Statistical Computing, Vienna, Austria. 2020. URL: https://www.R-project.org/.
SEVERIANO JUNIOR, Ely et al.. Produtivismo acadêmico e suas consequências para a produção científica na área de administração. REAd. Revista Eletrônica de Administração. v. 27, n. 2, p. 343-374, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-2311.317.103796
SIQUEIRA, Elisabete Stradiotto et al.. Seleção de Docentes em Universidades Federais: uma análise dos regulamentos. Revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 20, n. 77, p. 725-748, 2012. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v20n77/a06v20n77.pdf. Acesso: 10 fev. 2021.
SGUISSARDI, Valdemar.; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais. In: Pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SOUTO, Bruna Lecintia Carpes et al.. O trabalho docente em pós-graduação: prazer e sofrimento. Revista de Enfermagem da UFSM, v. 7, n. 1, p. 29-39, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/view/22871/pdf. Acesso em: 10 fev. 2021.
VOSGERAU, Dilmeire Sant'Anna Ramos; ORLANDO, Evelyn de Almeida; MEYER, Patricia. Produtivismo acadêmico e suas repercussões no desenvolvimento profissional de professores universitários. Educação & Sociedade, v. 38, p. 231-247, 2017. https://doi.org/10.1590/ES0101-73302016163514
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.