O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nas Universidades Federais

uma análise entre regiões

Autores

  • Platini Fonseca Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Anderson Santos Universidade federal do Vale do São Francisco
  • Francisco Pinheiro Universidade federal do Vale do São Francisco
  • Miguel Rabelo Neto Universidade federal do Vale do São Francisco
  • Yuri Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

Palavras-chave:

Planos de Desenvolvimento Institucional, Planejamento Estratégico, Declarações Institucionais

Resumo

O artigo identificou, através de uma investigação descritiva, de natureza qualitativa e quantitativa, quais as formas de participação coletiva, ferramentas administrativas e questões priorizadas e reveladas expressamente pelas universidades federais das regiões Nordeste e Sudeste do Brasil nas suas declarações institucionais. Foram analisados 37 Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI), a partir de uma lista de conferência a fim de identificar critérios pré-estabelecidos. A comparação regional indicou uma relativa similaridade na metodologia de construção dos planos, sobremaneira quanto ao modelo participativo e aos mecanismos de monitoramento. Além disso, há uma necessidade de se observar e garantir a presença de outros elementos teóricos que contribuem para mobilização e execução desses planos estratégicos em futuras revisões das suas declarações institucionais.

Biografia do Autor

  • Platini Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007); MBA em Marketing - UNIFACS (2010); Especialização em Gestão da Educação a Distância (2013); e Mestrado em Administração - UFBA (2014). Atualmente é técnico administrativo de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Pública e Planejamento Estratégico. Pai de Marina e Isabela.

  • Anderson Santos, Universidade federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF); Especialista em Gestão Pública; Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

  • Francisco Pinheiro, Universidade federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Segurança e Saúde Ocupacionais pela Universidade do Porto, Portugal. professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Atualmente Coordena o Curso de Especialização em Gestão de Sistemas Agroindustriais. Também é professor no Mestrado em Administração Pública em Rede - PROFIAP. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Ergonomia, atuando principalmente nos seguintes temas: ergonomia, agrotóxico, certificação, higiene e segurança do trabalho, gestão ambiental e envelhecimento e trabalho.

  • Miguel Rabelo Neto, Universidade federal do Vale do São Francisco

    Especialista em Gestão Pública pela Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF); Mestrando em Administração Pública (PROFIAP/UNIVASF); Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); 

  • Yuri Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestrando em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2022). É Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Sergipe (2019), Pós-graduado em Auditoria e Contabilidade Pública pela Faculdade Dom Alberto (2020). Atualmente exerce suas atribuições no serviço público como Analista Judiciário da área administativa no TRF-1ª Região. Possui graduação em Gestão Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2016). 

Referências

BARBOSA, F. P.; LÖBLER, M. L. Promoting and selecting strategy-aligned projects through consensus in universities: An artifact. Brazilian Administration Review, v. 17, n. 1, p. e190034, 31 Mar. 2020.

BRASIL. Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 72, Seção 1, p. 3-4, 2004.

CHRISTOPHER, C; MORPHEW, T. F.; STENSAKER, F. Changing missions? How the strategic plans of research-intensive universities in Northern Europe and North America balance competing identities, Studies in Higher Education, 43:6, 1074-1088, DOI: 10.1080/03075079.2016.1214697.

CLARK, B. R. Sustaining Change in Universities: Continuities in Case Studies and Concepts. Berkeley: University of California, 2004.

CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO; GDconsult. Gestão Estratégica – Planejamento Estratégico 2010-2015. Brasília, 2010. p. 22.

DIAS, P. H. R. DE; SOUZA, J. C; DIAS, J. C. Um estudo de caso do planejamento estratégico do IFB. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 13 (1), 89-106, 2018.

DRUCKER, P. The Progress of Management. Irwin, 1998.

ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇO PÚBLICO (ENAP). Curso Gestão da Estratégia com uso do BSC. Brasília, p. 09. 2014.

ESCOLA NACIONAL DE SERVIÇO PÚBLICO (ENAP). Curso Planejamento Estratégico para Organizações Públicas. Brasília, cap.02, p. 11. 2019.

FREITAS, C. L; et al., Efetividade das declarações de missão institucional: análise das declarações das instituições federais de ensino superior (IFES). Revista GUAL, v.12, n.1, janeiro de 2019.

GRIBOSKI, C. M; PEIXOTO, M. C; HORA, P. M. Avaliação externa, autoavaliação e o PDI. Avaliação (Campinas) 23 (1), Jan-Apr, 2018.

MACHADO, MARÍLIA RIBAS; KALNIN, GUILHERME; MORAES, MARIO CESAR BARRETO. Planejamento estratégico no ensino superior: uma análise do monitoramento estratégico em instituições de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 210-231, 2020.

MCGRATH, R. G. The End of Competitive Advantage: How to Keep Your Strategy Moving as Fast as Your Business, Harvard Business School Press, 240 p., 2013.

MEYER, L. H. Collegial participation in university governance: A case study of institutional change, Studies in Higher Education, 32(2), 225-235, 2007.

MINTZBERG, H. AHLSTRAND. Ascensão e queda do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2004.

MIZAEL, Glener Alvarenga et al. Análise do Plano de Desenvolvimento Institucional das universidades federais do Consórcio Sul-Sudeste de Minas Gerais. Revista de Administração Pública [online]. 2013, v. 47, n. 5, pp. 1145-1164. Doi: https://doi.org/10.1590/S0034-76122013000500004.

MOLLY, S; TONE, S; CIARAN, S. Toward articulating an academic praxis by interrogating university strategic plans, Studies in Higher Education, 44:8, 1400-1412, 2019 Doi: 10.1080/03075079.2018.1440384.

MONTICELLI et al. Avaliação institucional e gestão estratégica - vínculos necessários para o desenvolvimento institucional, Avaliação (Campinas) 26 (01), Jan-Apr, 2021.

NEVES, M. F.; GRAY, A. W. Planejamento e gestão estratégica com xplicidade. GV-executivo, v. 19, n. 5, setembro-outubro, p.43-45, 2020.

OLIVEIRA, A. C.; PINTO, F. R.; MENDONÇA, C. M. C. de. Alinhamento estratégico de planejamentos institucionais: estudo em uma universidade federal da Amazônia setentrional. Revista GUAL, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 183-205, maio-agosto 2020.

PASCUCI, LUCILAINE; MEYER JUNIOR, VICTOR; MAGIONI, BIANCA; SENA, RENNAN. Managerialism na gestão universitária: implicações do planejamento estratégico segundo a percepção de gestores de uma universidade pública. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, vol. 9, núm. 1, pp. 37-59, 2016.

PINTO, J. B; NOGUEIRA, R. J; SILVA, L. Planejamento Estratégico em uma Universidade Federal: os principais benefícios e desafios da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional a partir da percepção dos gestores. Revista de Administração de Roraima - RARR, [S.l.], v. 9, n. 2, p. 219-244, sep. 2019.

REYDER, A. Desafios expressos na missão de treze universidades de Santa Catarina: um olhar externo. Revista GUAL. Edição especial, 2011.

ROSA, A. R.; GUIMARÃES, R.; SANTOS, A. L. dos. Planejar é o segredo do sucesso. GV-executivo, v. 11, n. 2, julho-dezembro, 2012.

SERAFIM, M; DIAS, F; ETULAIN, C. R. Os cortes no orçamento da ciência brasileira:da Fronteira Sem Fim ao Fim da Linha? Avaliação (Campinas) 26 (03), Sep-Dec 2021, Doi: https://doi.org/10.1590/S1414-40772021000300001.

SILVA, J. E. et al. Contribuições do PDI e do Planejamento Estratégico na gestão de Universidades Federais. Revista GUAL, Florianópolis, Santa Catarina, v. 6, ed. 3, p. 269-287, 9 set. 2013. Doi: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2013v6n3p269.

SILVA, W. C. da; MUCCI, C.B. R.; BAETA, O. V.; ARAÚJO. D. S. O planejamento estratégico na administração pública: um estudo multicaso. Revista de C. Humanas, Viçosa, v. 13, n. 1, p. 90-101, jan./jun. 2013.

SOUZA, C. M. L. DE. Entre o planejamento estratégico formal e informal: um estudo de caso exploratório sobre a prática de estratégia nas organizações. Revista de Administração Contemporânea, v. 15, n. 5, p. 855-876, 2008.

STACI, K; LAU, M; SAINTY, B; BOLES, B. Budgeting, strategic planning and institutional diversity in higher education, Studies in Higher Education, 46:9, 1919-1933, 2021.

TAKESKI, T., REZENDE, W. Estratégia Empresarial: Tendências e Desafios um enfoque na realidade brasileira. São Paulo: Makron Books, 2000.

ULTRAMARI, C.; REZENDE, D. A. Planejamento estratégico e Planos Diretores Municipais: referenciais e bases de aplicação. Revista de Administração Contemporânea, v. 12, n. 3, p. 717-739, 2008.

Publicado

08-02-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) nas Universidades Federais: uma análise entre regiões. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023001, 2024. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/261361. Acesso em: 6 nov. 2024.