UM DOCUMENTO PARA CHAMAR DE NOSSO

REFLETINDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Authors

  • Cristina Fioreze Universidade de Passo Fundo
  • Silvana Ribeiro Universidade de Passo Fundo
  • Vinícius Santos de Miranda Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Ângela Mara Berlando Soares Universidade de Passo Fundo (UPF)

Keywords:

student policy, community university, student protagonism

Abstract

The process of democratizing of the access to higher education brings up the issue of student protagonism at the university. What is the role reserved for academics? Do they have space and possibility to contribute to the design of institutional policies, or are they seen as mere customer? In a context of commodification of higher education, how to think about the political and critical role of students in the university? Taking as a reference the experience of building a document called Student Policy at a community university located in southern Brazil (Universidade de Passo Fundo), the article reflects on student protagonism in higher education, especially in the community institutional model. Methodologically, it is a qualitative research, whose data consist of narratives of the students who participated in the construction of the document. Data analysis was based on the analysis of discursive practices and is anchored in two axes of analysis: a) The role of students: from individual to collective protagonism and b) Turning to the community as a mark of student protagonism. The study reveals that students want to be part of the university beyond the classroom, collectively participating in the construction of the institution. It also shows that student protagonism is done by enhancing the relationship with the community, having the strength to bring the community university closer and closer to its public nature, principles and mission.

Author Biographies

  • Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio no Institute of Education/UCL - Londres; Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora da Universidade de Passo Fundo, no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano.

    Email: fiorezecristina@gmail.com

  • Silvana Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

    Mestra em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Assistente Social, Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo.

    Integrante da equipe multiprofissional do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

    Email: silvanaribeiro@upf.br

  • Vinícius Santos de Miranda, Universidade de Passo Fundo - UPF

    Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo; Psicólogo clínico de orientação psicanalítica e psicólogo institucional. Integrante da equipe multiprofissional do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

    viniciusmiranda@upf.br, orcid: 0000-0002-6645-1483

  • Ângela Mara Berlando Soares, Universidade de Passo Fundo (UPF)

    Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Especialista em Educação Especial e Formação de Profissionais Integradores pela UPF; Graduada em Pedagogia pela UPF; Graduada em Psicologia pela IMED Complexo de Ensino Superior Meridional. Coordenadora do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

    E-mail: angela@upf.br

    ORCID 0000-0003-1195-3352

References

ALVES, Daniel Cardoso; BRITO, Marta Lorena Lima. Permanência estudantil e autonomia universitária: a questão do SiSU no contexto de uma universidade estadual do interior da Bahia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 26, p. 24-44, 2021.

BRASIL. Lei nº 12.881, de 12 de novembro de 2013. Dispõe sobre a definição, qualificação, prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior - ICES, disciplina o Termo de Parceria e dá outras providências. Poder Executivo, Brasília, 2013.

_____. Decreto nº 7.234, de 19 de julho de 2010. Institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), 2010.

_______. Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005. Institui o Programa Universidade para Todos - PROUNI, regula a atuação de entidades beneficentes de assistência social no ensino superior; altera a Lei no 10.891, de 9 de julho de 2004, e dá outras providências. Poder Executivo. Brasília, 2005.

_______. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Poder Executivo, Brasília, 1996.

BERTOLIN, Julio Cesar Godoy; DALMOLIN, Bernadete Maria. As universidades comunitárias e a emergência de mercados na educação superior: entre a pressão da competição e o diferencial dos valores acadêmicos. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 30, n. 1. p. 139-159, jan./abr. 2014.

BITTAR, Mariluce. Unijuí: Expressão do segmento comunitário. In: MOROSINI, Marilia (Org.). A Universidade no Brasil: concepções e modelos. 2. ed. Brasília: INEP, 2011. p. 217-230.

BROWN, Roger; CARASSO, Helen. Everything for sale? The marketization of UK higher education. Routledge: London and New York, 2013.

COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

EAST, Linda; STOKES, Rebecca; WALKER, Melanie. Universities, the public good and professional education in the UK. Studies in Higher Education, v. 39, n. 9, p. 1617-1633, 2014.

FRANTZ, Walter. Universidade Comunitária: uma iniciativa pública não-estatal em construção. In: SILVA, Enio Waldir; FRANTZ, Walter. O papel da extensão e a questão das comunitárias. Ijuí: Unijuí, 2002. p. 15-102.

FREITAS NETO, José Alves de. A reforma universitária de Córdoba (1918): um manifesto por uma universidade latino-americana. Revista Ensino Superior Unicamp, Campinas, v. 3, p. 62-73, 2011.

HOOKS, bell. Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. Editora Elefante, 2020.

INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Sinopses Estatísticas da Educação Superior 1995-2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 2 mai. 2022.

LONGHI, Solange Maria. A face comunitária da universidade. 1998. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.

MIORANDO, Bernardo Sfredo; LEITE, Denise. Dimensões do engajamento estudantil para o contexto brasileiro: a emergência política da participação para a inovação pedagógica na Educação Superior. Educação Por Escrito, v. 9, n. 2, p. 170-187, 2018.

MOROSINI, Marília; FRANCO, Maria Estela Dal Pai. Universidades Comunitárias e sustentabilidade: desafio em tempos de globalização. Educar em Revista, Curitiba, n. 28, p. 55-70, Dez. 2006.

NEVES, Clarissa Eckert Baeta. Ensino superior privado no Rio Grande do Sul. Documento de trabalho do Nupes. São Paulo, USP, n.6, 1995.

SCHMIDT, João Pedro. Mercantilização da educação superior: o campo dos negócios e o papel das IES públicas e comunitárias. Textual/Sinpro, Porto Alegre, v. 2, n.20, p. 22-28, Jun./Nov. 2014.

SPINK, Mary Jane; LIMA, Helena. Rigor e visibilidade: a explicitação dos passos da interpretação. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 93-122.

SPINK, Mary Jane; MEDRADO, Benedito. Produção de sentidos no cotidiano: uma abordagem teórico-metodológica para análise das práticas discursivas. In: SPINK, Mary Jane. Práticas discursivas e produção de sentidos no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. p. 41-61.

PEREIRA, Elisabete Monteiro Aguiar. A importância da Reforma de Córdoba para o contexto acadêmico latino-americano: cem anos de contribuição. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v. 5, p. 1-12, 2019.

UNESCO 2022United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. UNESCO Institute for Statistics (UIS.Stat). Disponível em: http://data.uis.unesco.org/. Acesso em: 2 mai. 2022.

VANUCCHI, Aldo. A universidade comunitária: o que é, como se faz? 4. ed. São Paulo: Loyola, 2013.

VOLKWEISS, Anelise; LIMA, Vanessa Mendes de; RAMOS, Maurivan Güntzel; FERRARO, José Luís Schifino. Protagonismo e participação do estudante: desafios e possibilidades. Educação Por Escrito, v. 10, n. 1, 2019.

Published

2023-07-24

Issue

Section

Artigo

How to Cite

UM DOCUMENTO PARA CHAMAR DE NOSSO: REFLETINDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/265382. Acesso em: 2 aug. 2025.