UM DOCUMENTO PARA CHAMAR DE NOSSO

REFLETINDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA

Autores/as

  • Cristina Fioreze Universidade de Passo Fundo
    • Silvana Ribeiro Universidade de Passo Fundo
      • Vinícius Santos de Miranda Universidade de Passo Fundo - UPF
        • Ângela Mara Berlando Soares Universidade de Passo Fundo (UPF)

          Palabras clave:

          política dos estudantes, universidade comunitária, protagonismo estudantil

          Resumen

          O processo de democratização do acesso à educação superior traz à tona a temática do protagonismo estudantil na universidade. Qual o papel reservado aos acadêmicos? Eles têm espaço e possibilidade de contribuir na concepção das políticas institucionais, ou são tidos como meros clientes? Em um contexto de mercantilização da educação superior, como pensar o protagonismo político e crítico dos estudantes na universidade? Tomando como referência a experiência de construção de um documento denominado Política dos Estudantes em uma universidade comunitária localizada no sul do Brasil (Universidade de Passo Fundo), o artigo reflete sobre o protagonismo estudantil na educação superior, em especial no modelo institucional comunitário. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados consistem na narrativa dos estudantes que participaram da construção do documento. O tratamento dos dados se deu a partir da análise de práticas discursivas e está ancorado em dois eixos de análise: a) O papel dos estudantes: do protagonismo individual ao protagonismo coletivo e b) Voltar-se para a comunidade como marca do protagonismo estudantil. O estudo revela que os estudantes desejam fazer parte da universidade para além da sala de aula, participando coletivamente da construção da instituição. Mostra, ainda, que o protagonismo estudantil se faz pela potencialização da relação com a comunidade, tendo força para levar a universidade comunitária a aproximar-se cada vez mais de sua natureza, princípios e missão públicos.

          Biografía del autor/a

          • Cristina Fioreze, Universidade de Passo Fundo

            Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio no Institute of Education/UCL - Londres; Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF); Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Professora da Universidade de Passo Fundo, no Curso de Serviço Social e no Programa de Pós Graduação em Envelhecimento Humano.

            Email: fiorezecristina@gmail.com

          • Silvana Ribeiro, Universidade de Passo Fundo

            Mestra em Ciências Humanas pelo Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS); Assistente Social, Bacharel em Serviço Social pela Universidade de Passo Fundo.

            Integrante da equipe multiprofissional do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

            Email: silvanaribeiro@upf.br

          • Vinícius Santos de Miranda, Universidade de Passo Fundo - UPF

            Graduado em Psicologia pela Universidade de Passo Fundo; Psicólogo clínico de orientação psicanalítica e psicólogo institucional. Integrante da equipe multiprofissional do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

            viniciusmiranda@upf.br, orcid: 0000-0002-6645-1483

          • Ângela Mara Berlando Soares, Universidade de Passo Fundo (UPF)

            Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (UPF); Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI); Especialista em Educação Especial e Formação de Profissionais Integradores pela UPF; Graduada em Pedagogia pela UPF; Graduada em Psicologia pela IMED Complexo de Ensino Superior Meridional. Coordenadora do Setor de Atenção aos Estudantes da Universidade de Passo Fundo.

            E-mail: angela@upf.br

            ORCID 0000-0003-1195-3352

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          Publicado

          2023-07-24

          Número

          Sección

          Artigos

          Cómo citar

          UM DOCUMENTO PARA CHAMAR DE NOSSO: REFLETINDO O PROTAGONISMO ESTUDANTIL A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE UMA UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 27, n. 3, 2023. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/265382. Acesso em: 14 oct. 2025.