Motivação

um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior

Autores

  • Fred Sauer Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Yuri Melo Instituto Militar de Engenharia
  • Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100004

Palavras-chave:

ensino superior, metodologias ativas, motivação

Resumo

O uso de metodologias ativas tem se mostrado uma ferramenta capaz de aumentar o nível de aprendizado dos alunos, e em especial aqueles com dificuldades de concentração. Um desafio para os professores é obter o engajamento do aluno para a realização de atividades prévias ao encontro presencial, como assistir uma aula gravada ou ler um artigo. Este trabalho descreve um experimento feito em uma universidade inclusiva onde, após uma criteriosa pesquisa para a escolha das estratégias mais adequadas às características do público-alvo e as restrições da instituição, foram elaborados os materiais didáticos e atividades práticas que foram usados durante todo um período letivo em três disciplinas do ensino de computação. Os resultados revelaram o principal ingrediente para o sucesso dessa empreitada: a motivação dos alunos.

Biografia do Autor

  • Fred Sauer, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui Doutorado em Sistemas Computacionais (2007) pela UFRJ; Mestrado em Engenharia Elétrica (1999) e graduação em Engenharia pela UERJ (1986). Fez especialização em Análise de Sistemas em 1989. Trabalhou por 22 anos como militar do corpo de engenheiros no Instituto de Pesquisas da Marinha, desde o posto de tenente até o de Capitão-de-Mar-e-Guerra, coordenando um grupo de pesquisadores e tecnologistas da área de computação. Foi professor convidado da disciplina de Gestão da Segurança da Informação nos programas de MBA em Administração FGV-Management da Fundação Getúlio Vargas, IBMEC e UFF (Universidade Federal Fluminense). Foi coordenador de pós-graduação (especialização) em Redes de Computadores e Segurança da Informação por 14 anos. Lecionou de 2001 a 2018 em graduação na UNIVERCIDADE, INFNET, UNIABEU e UNICARIOCA . Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Unidade Estratégica da Zona Oeste, na área de Redes de Computadores e Segurança da Informação. Tem experiência na área de Sistemas Computacionais, com ênfase em Teleinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: Segurança da Informação, Redes de Computadores, Mobilidade Computacional e Internet.

  • Yuri Melo, Instituto Militar de Engenharia

    Doutorando em Engenharia de Defesa e Mestre em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes de Computadores e Segurança da Informação. Certificado instrutor Cisco CCNA Routing and Switching pela academia da IFRJ e ABRedes. Foi 6° da América Latina na competição Cisco NetRiders CCENT - Latin America and the Caribbean 2017 e atua como Curador Adjunto de T.I na Universidade Estácio de Sá.

  • Martius Vicente Rodriguez Y Rodriguez, Universidade Federal Fluminense

    Pós-Doc em Ciências Humanas. Diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contá´beis da UFF.

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Publicado

31-07-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Motivação: um desafio na aplicação das metodologias ativas no ensino superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023004, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100004. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/268063. Acesso em: 15 fev. 2025.