As intersecções entre gênero e educação em direitos humanos na produção do conhecimento (2015-2020)
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100005Palavras-chave:
Educação em Direitos Humanos, Gênero, Pós-GraduaçãoResumo
A educação é ferramenta que transforma as relações sociais. Assim, compreender como se dá a construção do conhecimento na intersecção que se perfaz com as discussões sobre Educação em Direitos Humanos e gênero faz com que tenhamos uma sociedade mais cidadã e que respeite às diferenças entre os sujeitos. Acerca disso, o objetivo geral desta reflexão parte da necessidade de analisar a produção do conhecimento que intersecciona a Educação em Direitos Humanos e gênero nos Programas de Pós-Graduação brasileiro. Como objetivo específico colocamos mapear as produções sobre as questões de gênero interseccionada com a educação em Direitos Humanos nos Programas de Pós-Graduação no Brasil e refletir sobre a categoria gênero na produção de conhecimento na área da educação em Direitos Humanos. Para isso nos utilizaremos do acervo da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações, nos utilizando do lapso temporal que compreende os anos de 2015 a 2020, período onde houve um discurso mais conservador acerca dessas temáticas. Além disso, a pesquisa busca perceber em quais Programas e linhas de pesquisa essa intersecção se apresenta de maneira mais contundente. A metodologia utilizada se faz a partir do método dialético, com abordagem qualitativa, sendo o tipo de pesquisa bibliográfica exploratória e descritiva com coleta de dados documental, e análise de dados, a de conteúdo.
Referências
ALMEIDA, Paloma Raquel. Contribuições do pensamento feminista latino-americano de Marcela Lagarde para a educação não sexista. 2018. 255 f. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru-PE, 2018.
ALVES, Jozimara Assunção Camilo. Direitos humanos nas políticas públicas educacionais: as falas da gestão sobre gênero e sexualidade. 2018. 176 f. Dissertação (Mestrado em Educação Sexual) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018.
ARAÚJO, Lara Wanderley. Gênero e educação: um estudo sobre os saberes produzidos na formação inicial de professoras/es. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015.
BARROS, Claudia Correia da Silva. As estratégias de redescrição na análise do tripé gênero, educação e cultura no contexto do filme Escritores da Liberdade. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2015.
BATISTA, Wilson Roberto. Educação e gênero no sistema penitenciário paulista. 2019. 251 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Paulista, Marília, 2019.
CALLÉ, Luceli Aparecida. Formação continuada de educadores(as) relacionada a educação em direitos humanos e gênero: percepção da equipe gestora de uma escola municipal de tempo integral do município de Marília/SP. 2020. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2020.
CAMPAGNOLI, Karina Regalio. “Da zelosa mãe e esposa à recatada professora, trabalhadora e cidadã de direitos”: representações das mulheres e da sua educação no Diário dos Campos nas décadas de 1920/1930. 2020. 228 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020.
CANDELONI, Caroline Fabiane. Políticas educacionais para diversidade sexual e de gênero: limites e possibilidades para a promoção da equidade social. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria-RS, 2017.
CARREIRA, Denise. Igualdade e diferenças nas políticas educacionais: a agenda das diversidades nos governos Lula e Dilma. 2015. 508 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo – São Paulo, 2015.
CESPEDES, Cristiane Rojas. Memórias de infância, relações de gênero e sexualidade nos significados e narrativas de professores/as. 2015. 77 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Rondonópolis, 2015.
FACHINI, Michele Alexandra. Sexualidade, gênero e educação nas políticas públicas do município de Campinas-SP: movimentos sociais, projetos educacionais e matrizes jurídicas em disputa (1988-2015). 2020. 175 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2020.
FERREIRA, Felipe Trevisan. Diversidade sexual e de gênero nas aulas de inglês: a formação de cidadãos críticos em contexto de vulnerabilidade social. 2020. 341 f. Dissertação (Mestrado em Estudos e Linguagem) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2020.
FERREIRA, Norma Sandra De Almeida. As pesquisas denominadas “Estado da Arte”. Educação & Sociedade, ano XXIII, no 79, p. 257 – 272, agosto/2002
GALVÃO, Sarah Fantin de Oliveira Leite. Formação da identidade profissional das mulheres no ensino superior: currículo e relações culturais de gênero. 2018. 177 f. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
GOMES, José Cleudo. Direitos humanos, educação e cidadania LGBT: uma análise das ações do Programa Brasil sem homofobia em João Pessoa/PB. 2016. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2016.
GUIMARÃES, Thaís Pimenta. Educação escolar como direito à igualdade e à diferença: um recorte sobre a identidade de gênero. 2020. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2020.
JACOB, Maria Julieta Correia. “Somos todos e todas diferentes numa sociedade de iguais”: um estudo de caso sobre práticas pedagógicas de gênero e sexualidade em uma escola pública de Pernambuco. 2017. 156 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife-PE, 2017.
MACEDO, Aldenora Conceição de. Ser e tornar-se: meninas e meninos nas socializações de gêneros da infância. 2017. 174 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - Universidade de Brasília, Brasília, 2017.
MAROLA, Paula Pizzirani. Gênero e Plano Nacional de Educação no Brasil: educação para todos. 2018. 158 f. Dissertação (Mestrado em em Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2018.
MIRANDA, Risa Lopes. Direito à literatura como direito humano: a literatura de ficção científica de autoria de mulheres em uma perspectiva de educação em direitos humanos. 2019. 115 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos e Cidadania) - da Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
MOREIRA, Jasmine. Janelas Fechadas: a questão LGBT no PNE 2014. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Paraná. Curitiba, 2016.
MORENO, Meire Ellen. Feminismos e antifeminismos na política brasileira: "ideologia de gênero" no Plano Nacional de Educação 2014. 2016. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2016.
NEVES, Rita de Araújo. Imagens e discursos sobre violência de gênero à mulher: os corredores de uma Faculdade de Direito como lugar de produção/transformação do currículo. 2019. 358 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2019.
NORO, Deise. Diversidade sexual e de gênero na formação docente: a heteronormatividade diante das neurociências. 2019. 147 f. Tese (Doutorado Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
NUNES, Priscila Spindler Corrêa. Gênero e sexualidade nas aulas de História: composições para um currículo antinormativo. 2020. 183 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.
PENA, Andreia Lelis. Narrativas autobiográficas e formação de educadores sexuais. 2015. 129 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) – Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
PEREIRA, Isabella Bruna Lemes. As identidades de gênero e sexualidade na visão dos parlamentares da Câmara Federal: uma análise do discurso a partir dos projetos "escola sem partido". 2017. 238 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2017.
PLETISKAITZ, Katiúcia. A maternidade na casa de estudantes da UFSM: desafios e conquistas das acadêmicas mães moradoras da CEU. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2018.
RAMOS, Janaine Braga. Educação para as relações de gênero no ensino fundamental I (1996-2017). 2019. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual Paulista, Marília, 2019.
RIZZA, Juliana Lapa. A sexualidade no cenário do ensino superior: um estudo sobre as disciplinas nos cursos de graduação das universidades federais brasileiras. 2015. 217 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande. 2015.
ROCHA, Thiago José. A controvérsia sobre a inclusão de gênero e sexualidade nos planos de educação do Paraná. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
ROCHA JUNIOR, Fernando Caetano. Liberdade de expressão e liberdade acadêmica para a educação sobre gênero e diversidade sexual. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Direito) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019.
SANTOS, Dário Azevedo dos. Vias e trajetos de escolarização de sujeitos homoafetivos velhos na cidade de Belém. 2015. 292 f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015.
SANTOS, Elizete Gonçalves dos. Labirinto de gênero e ambiente: diálogos com alguns jovens quilombolas da comunidade de Mata Cavalo. 2015. 118 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Educação, Cuiabá, 2015.
SCHERRER, Renato. Diversidade sexual e gênero: um olhar para os discursos que envolvem a prática educativa dos professores na EE Ary Leite Pereira. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
SCHNEIDER, Gabriela. Gênero e ensino de história: a experiência das aulas para pensar a construção do currículo. 2019. 204 f. Dissertação (Mestrado História) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.
SCOTE, Fausto Delphino. Será que temos mesmo direitos a universidade? O desafio do acesso e a permanência de pessoas transexuais no ensino superior. 2017. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos. Sorocaba-SP, 2017.
SILVA, Francisca Jocineide da Costa e. Análise da produção científica brasileira sobre relações de gênero na educação infantil. 2015. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2015.
SILVA, Lion Marcos Ferreira e. Creas e escola de ensino fundamental: identidade e expressões de gênero como direito da criança no ambiente escolar. 2019. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Goiás, Catalão, 2019.
SILVA, Maria Cristina da. A Escola e as Mulheres em Privação de Liberdade: o cotidiano de uma turma de alfabetização entre a cela e a sala de aula. 2016. 210 f. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.
SOUSA, Jéssica Cristtinny Oliveira. Gênero e sexualidade sob a perspectiva de docentes de biologia da rede estadual do município de Aparecida de Goiânia. 2018. 120 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Direitos Humanos) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2018.
SAOUSA, Lana Ellen Tavares. Metafísica da substância e identidade de gênero: uma leitura dos livros didáticos de filosofia. 2019. 87 f. Dissertação (Mestrado em Metafísica) – Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
SOUZA, José Antonio Correia de. A política educacional brasileira em interface com a diversidade sexual no período de 2003 a 2014. 2016. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2016.
TEIXEIRA, Luciana de Gois Aquino. Políticas públicas de assistência estudantil no instituto federal goiano - Câmpus Urutaí: um olhar de gênero. 2016. 158 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2016.
TORRES, Natali Esteve. Trajetória de mulheres com deficiência na educação superior: barreiras e possibilidades. 2018. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria-RS, 2018.
TORRES, Victor de Saulo Dantas. Educação em direitos humanos e o debate de gênero no sistema público de ensino básico de Cajazeiras - PB: um estudo sobre a (in)efetividade das políticas públicas municipais em educação. 2017. 395 f. Dissertação (Mestrado em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2017.
VASCONCELOS, Maria Nazareth Moreira. Relações de gênero, interseccionalidades e formação docente. 2018. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.
XAVIER, Nubea Rodrigues. Cecília Meireles, as meninas e sua educação: (1901 a 1940). 2017. 181 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia, Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, 2017.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.