Modelos teóricos da evasão no ensino superior e notas sobre o contexto nacional
Palavras-chave:
evasão; ensino superior; modelos teóricosResumo
O fenômeno da evasão se configura como uma preocupação nos cursos de graduação das universidades brasileiras, acarretando alguns problemas, dentre os quais destacamos os gastos de recursos públicos, tendo como consequência um sério comprometimento na qualificação dos nossos jovens, nas mais variadas áreas do conhecimento. As pesquisas teóricas sobre a evasão no ensino superior, principalmente as que dizem respeito à evasão no Brasil, são muito recentes, mas, apesar de recentes, são muito importantes para que possamos nos situar diante desse fenômeno e melhor compreendê-lo, visto que trazem prejuízos, tanto para as instituições, quanto para o indivíduo que evade. Neste sentido, esteartigoapresenta importantes modelos teóricos sobre evasão, tais como os que foram elaborados por Tinto(1975), Bean(1980), Coulon (1980), Astin(1999) e Cabrera (1993), autores comumente utilizados como referência nos estudos sobre evasão universitária. Buscamos, portanto, fomentar e aprofundar essa discussão, contextualizando o fenômeno da evasão a partir da nossa realidade, com estudos feitos por pesquisadores brasileiros. Para que soluções possam ser pensadas, o conhecimento da realidade se mostra fundamental.
Referências
ANDRIOLA; Wagner Bandeira. ANDRIOLA; Cristiany Gomes. MOURA; Cristiane Pascoal. Opiniões de docentes e de coordenadores acerca do fenômeno da evasão discente dos cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC).Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v.14, n.52, p. 365-382, jul./set. 2006.
ASTIN, Alexander W. Student involvement: A developmental theory for higher education. Journal of College Student Development, [s. l.], v. 40, n. 5, p. 518-529, 1999.
BARDAGI, Marúcia Patta. Evasão e comportamento vocacional de universitários: estudos sobre o desenvolvimento de carreira na graduação. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/10762.Acesso em: 11 maio 2022.
BARDAGI, Marucia Patta; HUTZ, Cláudio Simon. “Não havia outra saída”: percepções de alunos evadidos sobre o abandono do curso superior. Psico-USF,São Paulo v. 14, n. 1, p. 95-105, jan./abr. 2009.
BEAN, John. Dropouts and turnover: The synthesis and test of a causal model of student attrition. Research in Higher Education, [s. l.], v. 12, 155-187, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação.Relatório da comissão especial de estudos sobre evasão nas universidades públicas brasileiras, 1997. Brasília, DF, 1997.
CASANOVA, Joana R. Abandono no ensino superior: modelos teóricos, evidências empíricas e medidas de intervenção. Educação: Teoria e Prática, Rio Claro, v. 28, n.57,p. 5-22, jan./abr. 2018.
CASTRO, Alexandre Kurtz dos Santos Sisson de. Evasão No Ensino Superior: um estudo no curso de Psicologia da UFRGS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.
COIMBRA, Camila Lima; SILVA, Leonardo Barbosa ;COSTA, Natália Cristina Dreossi. A evasão na educação superior: definições e trajetórias. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e228764, 2021.
COSTA, Oberdan Santos da; GOUVEIA, Luis Borges. Modelos de retenção de estudantes: abordagens e perspectivas. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre,v. 24, n. 3, p. 155-182, set./dez.2018.
COULON, Alain. A condição de estudante: a entrada na vida universitária. Salvador: EDUFBA, 2008.
COULON, Alain. O ofício de estudante: a entrada na vida universitária.Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 4, p. 1239-1250, out./dez., 2017.
DURKHEIM, Émile. O suicídio. Estudo de sociologia. Tradução de Carlos Henrique Cardim e Mônica Stahel. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
FILHO, Roberto Leal Lobo e Silva; MOTEJUNAS, Paulo Roberto; HIPÓLITO, Oscar; LOBO, Maria Beatriz de Carvalho Melo. Evasão no Ensino Superior Brasileiro. Instituto Lobo para o desenvolvimento da educação, ciência e tecnologia. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.37, n. 132, p.641-659. set/dez, 2007.
FIOR, Camila Alves. Evasão do ensino superior e papel preditivo do envolvimento acadêmico. Revista AMAzônica, Manaus, . v. 13, n. 1, p. 9-32, jan./jun, 2021.
FRANCO, Bianca Vasconcelos do Evangelho; DORNELES, Pedro Fernando Teixeira; MARRANGHELLO, Guilherme Frederico; HEIDEMANN, Leornardo Albuquerque. Evasão no Ensino Superior: Discussão Teorica sobre os modelos propostos por Vincent Tinto. In. PEREIRA, Andréa de Carvalho; MARTINS, Claudete da Silva Lima; DORNELES, Pedro Fernando Teixeira; JUNQUEIRA, Sonia Maria da Silva (org.). Formação acadêmico-profissional: contribuições do mestrado em ensino da Unipampa para a pesquisa em Educação. São Paulo, 2021.
GILIOLI, Renato de Sousa Porto (2016) Evasão em instituições federais de ensino superior no Brasil: expansão da rede, SISU e desafios. Estudo Técnico.Brasília: Câmara dos Deputados. Disponível em:<https://bd.camara.leg.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/28239/evasao_instituicoes_gilioli.pdf?sequence=1 > acesso em novembro de 2022.
LIMA, Franciele Santos; ZAGO, Nadir. EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: tendências e resultados de pesquisa. Movimento-Revista de Educação, Niterói, ano 5, n. 9, p.131-164, jul./dez. 2018.
NIEMBA, Armando. Abandono dos estudantes no ensino superior: o modelo de Vicent Tinto. Revista AMAzônica, Manaus, v. 13, n. 1, p. 195-211, jan./jun, 2021.
SANTOS, Georgina Gonçalves. SILVA, Lélia Custódio. A evasão na educação superior: entre debate social e objeto de pesquisa. In: SAMPAIO, SMR., org. Observatório da vida estudantil: primeiros estudos [online]. Salvador: EDUFBA, 2011.
SANTOS, Janete dos. A evasão nos cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia pós-ENEM/SISU. Tese (doutorado em Ciências da Educação). Universidade do Minho, Instituto de Educação. Portugal, p. 474. 2017
TINTO, Vincent. Dropout from high education: a theoretical synthesis of recente research. Review of Educational Research, [s. l.], v. 45, n. 1, p. 89–125, 1975.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.