Currículo Integrado e a formação em saúde no Brasil

uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id274214

Palavras-chave:

Currículo integrado, Graduação em saúde, Educação superior em saúde

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar a produção científica brasileira sobre a incorporação de currículos integrados nos cursos de graduação em saúde no país. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em duas bases de dados. A busca resultou em 195 artigos, sendo selecionados 27, lidos na íntegra e analisados. No que diz respeito à concepção de CI, a maioria aponta a mudança da relação teoria-prática no processo de ensino, que muitas vezes ocorre por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, os estudos registram as dificuldades para a plena implementação do CI, como a falta de pessoal docente qualificado, material bibliográfico e deficiências na estrutura física das Instituições. Conclui-se que o tema ainda é abordado insuficientemente pela comunidade científica da área de saúde, apesar do crescimento do número de cursos de graduação desde a década de 90, principalmente pela recomendação de mudança e adequação dos processos de ensino conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de saúde, adotadas a partir de 2001. 

Biografia do Autor

  • Odonilton Lima Lemos, Universidade Federal da Bahia

    Bacharel Interdisciplinar em Saúde pela Universidade Federal da Bahia; Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre a Universidade - UFBA; Graduando em Medicina na Universidade Federal da Bahia. Pesquisador, desde 2018, no Grupo de Pesquisa: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida na Universidade sob orientação da Prof Dr Renata Meira Veras.

  • Renata Meira Veras, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Psicologia pela UFRN. Mestre em Psicologia Social pela UFPB. Psicóloga e Fisioterapeuta. 

    Universidade Federal da Bahia | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | Programa de Pós Graduação | Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
    Salvador | BA | Brasil. Contato: renata.veras@ufba.br

  • Carmen Fontes Teixeira, Universidade Federal da Bahia

    Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Titular (aposentada) do Instituto de Humanidades Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do ISC-UFBA e pesquisadora do Observatório de Análise Política em Saúde.

    Universidade Federal da Bahia | Instituto de Humanidades, Artes e Ciências | Programa de Pós Graduação
    Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade
    Salvador | BA | Brasil. Contato: carment@ufba.br

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Currículo Integrado e a formação em saúde no Brasil: uma revisão integrativa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id274214. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/274214. Acesso em: 18 out. 2025.