Currículo Integrado e a formação em saúde no Brasil
uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id274214Palavras-chave:
Currículo integrado, Graduação em saúde, Educação superior em saúdeResumo
Este estudo tem por objetivo analisar a produção científica brasileira sobre a incorporação de currículos integrados nos cursos de graduação em saúde no país. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura em duas bases de dados. A busca resultou em 195 artigos, sendo selecionados 27, lidos na íntegra e analisados. No que diz respeito à concepção de CI, a maioria aponta a mudança da relação teoria-prática no processo de ensino, que muitas vezes ocorre por meio de metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, os estudos registram as dificuldades para a plena implementação do CI, como a falta de pessoal docente qualificado, material bibliográfico e deficiências na estrutura física das Instituições. Conclui-se que o tema ainda é abordado insuficientemente pela comunidade científica da área de saúde, apesar do crescimento do número de cursos de graduação desde a década de 90, principalmente pela recomendação de mudança e adequação dos processos de ensino conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área de saúde, adotadas a partir de 2001.
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Copyright (c) 2025 Odonilton Lima Lemos, Renata Meira Veras, Carmen Fontes Teixeira

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