Análise da formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar de instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id275235Palavras-chave:
formação inicial; avaliação psicológica; formação em psicologia.Resumo
A crescente demanda pela atuação especializada de psicólogos no contexto escolar tem evidenciado preocupações em relação à formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar. O principal objetivo deste trabalho foi investigar como se apresentou a formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar dos cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais. Os resultados evidenciaram, dentre os cursos de psicologia amostrados, média de 3,57 disciplinas de Avaliação Psicológica (N=42) e, baixa carga-horária (3,5% das 4000 horas totais por curso) (N=36). Análises de conteúdo, contemplando nomes e ementas de disciplinas de Avaliação Psicológica, revelaram pouca ênfase dada pelos cursos de graduação em Psicologia em Minas Gerais à temática Avaliação Psicológica Escolar. Implicações para a formação inicial e para a prática profissional de psicólogos são discutidas.
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Copyright (c) 2025 Rafael Gustavo Maluf, João Lopes, Célia Oliveira

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