Análise da formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar de instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais

Autores

  • Rafael Gustavo Maluf Universidade Federal de São João Del Rei
    • João Lopes Universidade do Minho
      • Célia Oliveira Universidade Lusófona do Porto

        DOI:

        https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id275235

        Palavras-chave:

        formação inicial; avaliação psicológica; formação em psicologia.

        Resumo

        A crescente demanda pela atuação especializada de psicólogos no contexto escolar tem evidenciado preocupações em relação à formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar. O principal objetivo deste trabalho foi investigar como se apresentou a formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar dos cursos de Psicologia de Instituições de Ensino Superior do estado de Minas Gerais. Os resultados evidenciaram, dentre os cursos de psicologia amostrados, média de 3,57 disciplinas de Avaliação Psicológica (N=42) e, baixa carga-horária (3,5% das 4000 horas totais por curso) (N=36). Análises de conteúdo, contemplando nomes e ementas de disciplinas de Avaliação Psicológica, revelaram pouca ênfase dada pelos cursos de graduação em Psicologia em Minas Gerais à temática Avaliação Psicológica Escolar. Implicações para a formação inicial e para a prática profissional de psicólogos são discutidas.

        Biografia do Autor

        • João Lopes, Universidade do Minho

          Dr.

        • Célia Oliveira, Universidade Lusófona do Porto

          Dra. 

        Publicado

        10-10-2025

        Edição

        Seção

        Artigos

        Como Citar

        Análise da formação inicial em Avaliação Psicológica Escolar de instituições de ensino superior do estado de Minas Gerais. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id275235. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275235. Acesso em: 18 out. 2025.