Avaliação de eficiência de universidades federais brasileiras

uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100028

Palavras-chave:

educação superior, eficiência, DEA, envoltória de dados

Resumo

A educação superior além de desempenhar um fundamental papel social, tem seu desempenho intrinsecamente ligado ao desenvolvimento econômico de um país. A recente crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus trouxe fortes impactos para o sistema educacional, como a redução de 8,61% do orçamento público destinado a educação no Brasil para o ano de 2021 quando comparado aos valores de 2020. Fato que agravou ainda mais um cenário já existente de desmantelamento da educação pública. A identificação de instituições ineficientes, com problemas de alocação de recursos públicos, se apresenta como alternativa de início de um processo de melhoria para o desenvolvimento do setor público. Este trabalho se propõe a avaliar a eficiência das universidades federais brasileiras, no período de 2017 a 2021, através da aplicação de indicadores de performance definidos pelo Tribunal de Contas da União para Instituições de Ensino Superior na metodologia DEA com foco nos indicadores de saída, além de estabelecer um ranking das unidades avaliadas, e determinar as eficientes e as ineficientes. Através do estudo realizado é possível conjecturar que a pandemia de COVID-19 impactou a eficiência das universidades federais brasileiras, que apresentou uma redução de 0,95% em sua média entre os anos de 2019 e 2021, além disso, outra percepção importante é o desempenho das universidades da região Norte do país, que possui a melhor média de coeficiente de eficiência dentre todas as regiões.

Biografia do Autor

  • Paulo Elias Gualandi Filho, Instituto Federal do Espírito Santo

    Engenheiro de Produção pela UFES. Especialista em Engenharia de Produção com ênfase em Tecnologias da Decisão.

  • Erivelto Fioresi de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Especialista em Controladoria e Gestão Estratégica de empresas e MBA em Logística Portuária pela Faculdades Integradas Espírito-santense (FAESA). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores (IFES). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal do Espirito Santo - IFES. Membro do conselho editorial da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GϵCont). Interesse em pesquisas nas áreas de Finanças, Gestão de Custos, Qualidade da Informação Contábil, Desempenho empresarial; Desempenho e Gestão Portuária; Logística; Experiências e Práticas Pedagógicas.

  • Cinta Tavares do Carmo, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutora em Sociologia Política, pelo Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atualmente é professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), lotada na Coordenadoria de Engenharia de Produção do Campus Cariacica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes Cariacica).Desenvolve pesquisa no campo da implementação de políticas públicas pertinente a Educação Profissional e Tecnológica. É líder do grupo de pesquisa NEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso, Permanência e Êxito.Atua no Grupo de Pesquisa NEPES, desenvolvendo pesquisas no campo de desenvolvimento e aplicação de aprendizagem lúdica no curso de Graduação em Engenharia de Produção do Ifes Campus Cariacica.

  • Tiago José Menezes Gonçalves, Instituto Federal do Espírito Santo

    Atualmente é pesquisador no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Engenharia de Produção no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com ênfase em apoio multicritério à decisão e infraestrutura aeroportuária. Defendeu o mestrado em Engenharia de Produção também pelo ITA, onde concentrou suas ações no desenvolvimento de uma abordagem para a estruturação e apoio à tomada de decisões multicriteriais interconectadas. Foi integrante da equipe de manufatura digital do Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA), onde prestou consultorias na modelagem, simulação e otimização de layouts fabris, melhoria de sistemas de prestação de serviços, desenvolvimento de planos de negócios para institutos de tecnologia e inovação, e realização de análises para processos de desestatização aeroportuária. Participou do projeto para o desenvolvimento do Satélite ITA-SAT, onde atuou no gerenciamento de escopo e de riscos do projeto. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), trabalhou na implementação de sistemas de gestão do conhecimento e de sistemas web de aplicação de questionários para a avaliação da qualidade em serviços.

Publicado

18-10-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação de eficiência de universidades federais brasileiras: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023028, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100028. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275448. Acesso em: 15 fev. 2025.