Avaliação de eficiência de universidades federais brasileiras
uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100028Palavras-chave:
educação superior, eficiência, DEA, envoltória de dadosResumo
A educação superior além de desempenhar um fundamental papel social, tem seu desempenho intrinsecamente ligado ao desenvolvimento econômico de um país. A recente crise mundial provocada pela pandemia de coronavírus trouxe fortes impactos para o sistema educacional, como a redução de 8,61% do orçamento público destinado a educação no Brasil para o ano de 2021 quando comparado aos valores de 2020. Fato que agravou ainda mais um cenário já existente de desmantelamento da educação pública. A identificação de instituições ineficientes, com problemas de alocação de recursos públicos, se apresenta como alternativa de início de um processo de melhoria para o desenvolvimento do setor público. Este trabalho se propõe a avaliar a eficiência das universidades federais brasileiras, no período de 2017 a 2021, através da aplicação de indicadores de performance definidos pelo Tribunal de Contas da União para Instituições de Ensino Superior na metodologia DEA com foco nos indicadores de saída, além de estabelecer um ranking das unidades avaliadas, e determinar as eficientes e as ineficientes. Através do estudo realizado é possível conjecturar que a pandemia de COVID-19 impactou a eficiência das universidades federais brasileiras, que apresentou uma redução de 0,95% em sua média entre os anos de 2019 e 2021, além disso, outra percepção importante é o desempenho das universidades da região Norte do país, que possui a melhor média de coeficiente de eficiência dentre todas as regiões.
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