Evaluación de la eficiencia de las universidades federales brasileñas: un en-foque de Análisis Envolvente de Datos

uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100028

Palabras clave:

enseñanza superior, eficiencia, DEA, envolvimiento de datos

Resumen

La educación superior, además de desempeñar un papel social fundamental, está intrínsecamente ligada al desarrollo económico de un país. La reciente crisis mundial causada por la pandemia del coronavirus ha tenido un fuerte impacto en el sistema educativo, como se refleja en la reducción del 8,61% del presupuesto público para la educación en Brasil para el año 2021 en comparación con los valores de 2020. Este hecho ha agravado aún más un escenario ya existente de desmantelamiento de la educación pública. La identificación de instituciones ineficientes, con problemas en la asignación de recursos públicos, se presenta como una alternativa para iniciar un proceso de mejora del sector público. Este trabajo propone evaluar la eficiencia de las universidades federales brasileñas en el período de 2017 a 2021 a través de la aplicación de indicadores de desempeño definidos por el Tribunal de Cuentas de la Unión para las instituciones de enseñanza superior, utilizando la metodología DEA con enfoque en los indicadores de output, establecer un ranking de las unidades evaluadas y determinar las eficientes e ineficientes. A través del estudio realizado, es posible conjeturar que la pandemia del COVID-19 ha impactado en la eficiencia de las universidades federales brasileñas, que han presentado una reducción del 0,95% en su promedio entre los años 2019 y 2021. Además, otra percepción importante es el desempeño de las universidades de la región Norte del país, que tienen el mejor coeficiente de eficiencia promedio entre todas las regiones.

Biografía del autor/a

  • Paulo Elias Gualandi Filho, Instituto Federal do Espírito Santo

    Engenheiro de Produção pela UFES. Especialista em Engenharia de Produção com ênfase em Tecnologias da Decisão.

  • Erivelto Fioresi de Sousa, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Espírito Santo

    Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ciências Contábeis pela FUCAPE Business School. Especialista em Controladoria e Gestão Estratégica de empresas e MBA em Logística Portuária pela Faculdades Integradas Espírito-santense (FAESA). Especialista em Práticas Pedagógicas para Professores (IFES). Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto Federal do Espirito Santo - IFES. Membro do conselho editorial da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI (GϵCont). Interesse em pesquisas nas áreas de Finanças, Gestão de Custos, Qualidade da Informação Contábil, Desempenho empresarial; Desempenho e Gestão Portuária; Logística; Experiências e Práticas Pedagógicas.

  • Cinta Tavares do Carmo, Instituto Federal do Espírito Santo

    Doutora em Sociologia Política, pelo Laboratório de Gestão e Políticas Públicas (LGPP), da Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF).Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1982). Atualmente é professora de Educação Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT), lotada na Coordenadoria de Engenharia de Produção do Campus Cariacica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes Cariacica).Desenvolve pesquisa no campo da implementação de políticas públicas pertinente a Educação Profissional e Tecnológica. É líder do grupo de pesquisa NEAPE - Núcleo de Estudos sobre Acesso, Permanência e Êxito.Atua no Grupo de Pesquisa NEPES, desenvolvendo pesquisas no campo de desenvolvimento e aplicação de aprendizagem lúdica no curso de Graduação em Engenharia de Produção do Ifes Campus Cariacica.

  • Tiago José Menezes Gonçalves, Instituto Federal do Espírito Santo

    Atualmente é pesquisador no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Doutor em Engenharia de Produção no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com ênfase em apoio multicritério à decisão e infraestrutura aeroportuária. Defendeu o mestrado em Engenharia de Produção também pelo ITA, onde concentrou suas ações no desenvolvimento de uma abordagem para a estruturação e apoio à tomada de decisões multicriteriais interconectadas. Foi integrante da equipe de manufatura digital do Centro de Competência em Manufatura do ITA (CCM-ITA), onde prestou consultorias na modelagem, simulação e otimização de layouts fabris, melhoria de sistemas de prestação de serviços, desenvolvimento de planos de negócios para institutos de tecnologia e inovação, e realização de análises para processos de desestatização aeroportuária. Participou do projeto para o desenvolvimento do Satélite ITA-SAT, onde atuou no gerenciamento de escopo e de riscos do projeto. Graduado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), trabalhou na implementação de sistemas de gestão do conhecimento e de sistemas web de aplicação de questionários para a avaliação da qualidade em serviços.

Publicado

2023-10-18

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Evaluación de la eficiencia de las universidades federales brasileñas: un en-foque de Análisis Envolvente de Datos: uma abordagem pela Análise Envoltória de Dados. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023028, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100028. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/275448. Acesso em: 19 apr. 2025.