REPRESENTAÇÕES PERFORMÁTICAS DURANTE AVALIAÇÃO DO SINAES:

um estudo de caso na região ribeirinha do extremo norte da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id276059

Palavras-chave:

SINAES; Autoavaliação Institucional;performances

Resumo

 

Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa sobre as representações performáticas (performances) acionadas por dentro de uma IES privada, localizada em área ribeirinha da região Amazônica. O objetivo foi o de compreender a dimensão performática — dramatização do comportamento e produção de cenários — nas situações da avaliação e atribuição de nota por meio do SINAES. Como chave analítica adotou-se a teoria das representações de E. Goffman, e para entender a fabricação de cenários na gestão, a de Stephen Ball. A opção metodológica foi a da pesquisa social qualitativa e interpretativa. Foi possível afirmar que há empenho, mobilização, intenções na construção de uma “dinâmica artificial” -  características do tempo da avaliaçã

Biografia do Autor

  • Margareth GUERRA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPA -UNIFAP

    Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul- UFRGS. Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará ( UFC) .Docente permanente do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá- UNIFAP, professora associado II do Departamento de Educação. Pesquisadora na linha de Políticas de Avaliação da Qualidade da Educação Superior e processos de internacionalização nos grupos INOVAVAL/UFRGS e GENTE/UNIFAP.líder de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesqusias em políticas de Avaliacao da Educação ( LEPAES). 

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

REPRESENTAÇÕES PERFORMÁTICAS DURANTE AVALIAÇÃO DO SINAES: : um estudo de caso na região ribeirinha do extremo norte da Amazônia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id276059. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/276059. Acesso em: 18 out. 2025.