REPRESENTAÇÕES PERFORMÁTICAS DURANTE AVALIAÇÃO DO SINAES:
um estudo de caso na região ribeirinha do extremo norte da Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id276059Palavras-chave:
SINAES; Autoavaliação Institucional;performancesResumo
Neste artigo, apresenta-se uma pesquisa sobre as representações performáticas (performances) acionadas por dentro de uma IES privada, localizada em área ribeirinha da região Amazônica. O objetivo foi o de compreender a dimensão performática — dramatização do comportamento e produção de cenários — nas situações da avaliação e atribuição de nota por meio do SINAES. Como chave analítica adotou-se a teoria das representações de E. Goffman, e para entender a fabricação de cenários na gestão, a de Stephen Ball. A opção metodológica foi a da pesquisa social qualitativa e interpretativa. Foi possível afirmar que há empenho, mobilização, intenções na construção de uma “dinâmica artificial” - características do tempo da avaliaçã
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Margareth GUERRA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.