Percepção de egressos e mestrandos acerca do produto educacional em um programa de pós graduação profissional

Autores

  • Andréa Perosa Saigh Jurdi Universidade Federal de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1111-5562
  • Rosangela Soares Chriguer Universidade Federal de São Paulo
  • Karina Franco Zihmann Universidade Federal de São Paulo
  • Dafne Komora Tambeiro
  • Maria Cristina Mazzaia Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100044

Palavras-chave:

programas de pós-graduação profissionais, autoavaliação, produto educacional

Resumo

Os produtos educacionais (PE) têm sido um aspecto estruturante na investigação e intervenção propostas pelas pesquisas de mestrado ou doutorado profissionais. Pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa realizada referente à percepção de mestrandos e egressos do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional (PPGECS) sobre os processos de construção do PE. Foi utilizado questionário, com perguntas fechadas e abertas. Responderam ao questionário 46,8% dos mestrandos matriculados e 17,7% dos egressos matriculados entre 2017-2020. Para 53,8% dos egressos e para 29,8% dos mestrandos, o PE surgiu após os resultados obtidos com a pesquisa. Em relação à definição do PE 32,4% dos mestrandos definiram como um recurso a ser desenvolvido com expectativas de intervenção na prática profissional. Em relação aos tipos e natureza dos PE elaborados foram mais citados cursos de formação profissional por 27% dos mestrandos e por 34,6% dos egressos. Foi evidenciado a heterogeneidade de concepções e condutas sobre a construção e implantação do PE. Esses dados devem ser considerados no processo de autoavaliação, pois o PE tem seu fundamento na proposta da transformação das práticas do profissional inserido em um programa de Pós-graduação profissional.

Biografia do Autor

  • Andréa Perosa Saigh Jurdi, Universidade Federal de São Paulo

    Terapeuta Ocupacional, professora associada do Curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Paulo, Departamento Saúde, Educação e Sociedade. Pos doutora em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho/PT. Professora credenciada no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Ciências da Saúde e no Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde - modalidade profissional da Unifesp. Tem experiência em pesquisas na área de Educação Permanente em Saúde, Educação Inclusiva e Terapia Ocupacional, Intervenção Precoce abordagem centrada na família, atuando nos seguintes temas: saúde mental infantil, inclusão escolar, atividade lúdica, desenvolvimento infantil e formação profissional. Coordenadora do Laboratório de Educação e Desenvolvimento Humano do campus Baixada Santista

Publicado

13-12-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepção de egressos e mestrandos acerca do produto educacional em um programa de pós graduação profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023027, 2023. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100044. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/276818. Acesso em: 25 jan. 2025.