Percepção de egressos e mestrandos acerca do produto educacional em um programa de pós graduação profissional
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100044Palavras-chave:
programas de pós-graduação profissionais, autoavaliação, produto educacionalResumo
Os produtos educacionais (PE) têm sido um aspecto estruturante na investigação e intervenção propostas pelas pesquisas de mestrado ou doutorado profissionais. Pretende-se apresentar e discutir os resultados de uma pesquisa realizada referente à percepção de mestrandos e egressos do Programa de Mestrado Ensino em Ciências da Saúde – Modalidade Profissional (PPGECS) sobre os processos de construção do PE. Foi utilizado questionário, com perguntas fechadas e abertas. Responderam ao questionário 46,8% dos mestrandos matriculados e 17,7% dos egressos matriculados entre 2017-2020. Para 53,8% dos egressos e para 29,8% dos mestrandos, o PE surgiu após os resultados obtidos com a pesquisa. Em relação à definição do PE 32,4% dos mestrandos definiram como um recurso a ser desenvolvido com expectativas de intervenção na prática profissional. Em relação aos tipos e natureza dos PE elaborados foram mais citados cursos de formação profissional por 27% dos mestrandos e por 34,6% dos egressos. Foi evidenciado a heterogeneidade de concepções e condutas sobre a construção e implantação do PE. Esses dados devem ser considerados no processo de autoavaliação, pois o PE tem seu fundamento na proposta da transformação das práticas do profissional inserido em um programa de Pós-graduação profissional.
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