A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação

uma análise a partir de diferenças de perfis na área de administração

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100050

Palavras-chave:

Avaliação de programa, Perfil do estudante, Expectativas, Pós-graduação

Resumo

O conhecimento sobre a motivação dos estudantes para programas de pós-graduação é um aspecto pouco explorado na literatura. Este artigo tem como objetivo analisar os perfis e as motivações dos estudantes na área de Administração, com ênfase em programa de pós-graduação no Brasil. Por meio de uma análise longitudinal de seis anos de um programa de uma instituição pública do estado de São Paulo, Brasil, utilizando a análise de correspondência múltipla, os resultados mostram a existência de três clusters que agrupam características referentes ao motivo de escolha da instituição e do curso, experiência acadêmica, experiência profissional e características sociodemográficas. A análise dos discentes do programa mostra perfis distintos entre os estudantes de mestrado e doutorado e evidencia desafios a serem enfrentados pela gestão do programa. Também abre uma agenda de pesquisa de acompanhamento longitudinal sobre a satisfação com o programa e desenvolvimento de competências, por meio dos questionários que são aplicados em diferentes fases da trajetória dos estudantes. A metodologia utilizada tem potencial para adaptação e utilização em outros programas de pós-graduação, bem como os insights são fontes potenciais de análise comparativa com outros programas semelhantes, visando ações que possam aumentar a atratividade de estudantes.

Biografia do Autor

  • Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos, diáspora científica.

  • Luciane Graziele Pereira Ferrero, Universidade Estadual de Campinas

    É doutora em Administração (UNICAMP), trabalhando com planejamento e aplicação de modelos matemáticos e estatísticos para alocação estratégica de recursos. Possui mestrado em Pesquisa Operacional (UNICAMP) na área de modelagem matemática aplicada à otimização. Graduada em Matemática também pela UNICAMP. Analista de Processos Institucionais na UNICAMP com experiência em gestão orçamentária, de projetos e de convênios. Também atua como pesquisadora em projetos utilizando análises estatísticas, modelos de equações diferenciais, de otimização e análises com redes complexas.

  • Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas

    É professora livre docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na área de administração, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) da Unicamp, e coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Política Científica e Tecnológica pela mesma Universidade e pós-doutorado no Manchester Institute of Innovation Research (MIoIR) da University of Manchester. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação.

  • Cristiano Morini, Universidade Estadual de Campinas

    Atuação na assessoria internacional e assessoria especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça (1994-95). Em 1998, iniciou a carreira como professor universitário, com atividade concomitante na indústria (Caterpillar, na área de logística de importação e exportação). Dedicação de 25 anos à docência na área de Administração em instituições de ensino superior. Desde 2002, a dedicação se tornou integral à docência. Mestrado concluído em 1998 e o doutorado concluído em 2004. Desde 2012, atua como professor em dedicação exclusiva na Unicamp, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Desde 2013, atua também como professor do quadro permanente na pós-graduação na Unicamp. Participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão em 16 universidades estrangeiras, entre elas, Laval (Canadá), Notre Dame, Marietta College e Georgia Tech (EUA), UMAD (México), UCEL (Argentina), Concepción (Chile), Sevilla (Espanha), Strathclyde e Edinburgh (Escócia), Warwick, Oxford, Imperial College, Durham e Nottingham (Inglaterra) e Woxsen (Índia). Participou de congressos internacionais nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Marrocos, Turquia, Azerbaijão e Chile. Atuou ou atua como líder de 5 projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq, FAPESP (2), ESAF e Cross Border Research Association-CBRA), dois deles com cooperação internacional envolvendo pesquisa e ensino (FAPESP-Nottingham e CBRA, Suíça). Atuação como coordenador da biblioteca (2 anos) e atuação de 10 anos como coordenador de cursos de graduação. Financiamentos levantados em ensino, pesquisa e extensão gira em torno de 1,2 milhões de reais. Ofereceu cursos de extensão no exterior (Lab. de Vivências Internacionais-LVI) e no Brasil (educação não formal). Representante brasileiro no VIP Consortium para inovação interdisciplinar no ensino de graduação (http://vip-consortium.org/). Possui graduação em Relações Internacionais, Mestrado em Integração Latino-Americana e Doutorado em Engenharia de Produção e é professor livre docente pela Unicamp (2021). Coordenador do curso de Negócios Digitais (360h) na Unicamp, desde 2020. Editor associado da Revista REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal. Áreas de atuação: comércio internacional, empreendedorismo e negócios digitais.

Publicado

05-01-2024

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação : uma análise a partir de diferenças de perfis na área de administração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023030, 2024. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100050. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277713. Acesso em: 25 jan. 2025.