A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação
uma análise a partir de diferenças de perfis na área de administração
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100050Palavras-chave:
Avaliação de programa, Perfil do estudante, Expectativas, Pós-graduaçãoResumo
O conhecimento sobre a motivação dos estudantes para programas de pós-graduação é um aspecto pouco explorado na literatura. Este artigo tem como objetivo analisar os perfis e as motivações dos estudantes na área de Administração, com ênfase em programa de pós-graduação no Brasil. Por meio de uma análise longitudinal de seis anos de um programa de uma instituição pública do estado de São Paulo, Brasil, utilizando a análise de correspondência múltipla, os resultados mostram a existência de três clusters que agrupam características referentes ao motivo de escolha da instituição e do curso, experiência acadêmica, experiência profissional e características sociodemográficas. A análise dos discentes do programa mostra perfis distintos entre os estudantes de mestrado e doutorado e evidencia desafios a serem enfrentados pela gestão do programa. Também abre uma agenda de pesquisa de acompanhamento longitudinal sobre a satisfação com o programa e desenvolvimento de competências, por meio dos questionários que são aplicados em diferentes fases da trajetória dos estudantes. A metodologia utilizada tem potencial para adaptação e utilização em outros programas de pós-graduação, bem como os insights são fontes potenciais de análise comparativa com outros programas semelhantes, visando ações que possam aumentar a atratividade de estudantes.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.