A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação

uma análise a partir de diferenças de perfis na área de administração

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1414-40772023000100050

Palabras clave:

Avaliação de programa, Perfil do estudante, Expectativas, Pós-graduação

Resumen

El conocimiento de la motivación de los estudiantes para los programas de postgrado es un aspecto poco explorado en la literatura. Este artículo tiene como objetivo analizar los perfiles y las motivaciones de los estudiantes del área de Administración, con énfasis en el programa de postgrado en Brasil. A través de un análisis longitudinal de seis años de un programa de una institución pública del estado de São Paulo, Brasil, utilizando el análisis de correspondencias múltiples, los resultados muestran la existencia de tres clusters que agrupan características referidas al motivo de elección de la institución y del curso, la experiencia académica, la experiencia profesional y las características sociodemográficas. El análisis de los estudiantes del programa muestra perfiles distintos entre los estudiantes de máster y de doctorado y pone de manifiesto los retos a los que debe enfrentarse la gestión del programa. También abre una agenda para la investigación de seguimiento longitudinal sobre la satisfacción con el programa y el desarrollo de habilidades, a través de los cuestionarios que se aplican en diferentes etapas de la trayectoria de los estudiantes. La metodología utilizada tiene potencial de adaptación y uso en otros programas de postgrado, así como las percepciones son fuentes potenciales de análisis comparativo con otros programas similares, con el objetivo de realizar acciones que puedan aumentar el atractivo de los estudiantes.

Biografía del autor/a

  • Ana Maria Alves Carneiro da Silva, Universidade Estadual de Campinas

    Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp - 2007), mestre em Sociologia pela Unicamp (2000) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1997). Possui Pós Doutorado em Avaliação em CT&I. Atualmente é Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP/Unicamp), Professora Participante do Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (DPCT/IG/Unicamp); Coordenadora Associada do Laboratório de Estudos de Educação Superior (LEES/NEPP) e Coordenadora Associada do Grupo de Estudos Sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (GEOPI/DPCT/IG/Unicamp). Entre março de 2005 e março de 2007 foi Gerente de Pesquisas do Observatório Digital SOFTEX, unidade de pesquisa e planejamento da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro. Tem experiência na pesquisa em Avaliação, Prospecção Tecnológica e Propriedade Intelectual, atuando principalmente nos seguintes temas: educação superior, políticas públicas, Ciência Tecnologia e inovação, avaliação de impactos, diáspora científica.

  • Luciane Graziele Pereira Ferrero, Universidade Estadual de Campinas

    É doutora em Administração (UNICAMP), trabalhando com planejamento e aplicação de modelos matemáticos e estatísticos para alocação estratégica de recursos. Possui mestrado em Pesquisa Operacional (UNICAMP) na área de modelagem matemática aplicada à otimização. Graduada em Matemática também pela UNICAMP. Analista de Processos Institucionais na UNICAMP com experiência em gestão orçamentária, de projetos e de convênios. Também atua como pesquisadora em projetos utilizando análises estatísticas, modelos de equações diferenciais, de otimização e análises com redes complexas.

  • Adriana Bin, Universidade Estadual de Campinas

    É professora livre docente da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP) na área de administração, professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica (PPG-PCT) da Unicamp, e coordenadora associada do Laboratório de Estudos sobre Organização da Pesquisa e da Inovação (Lab-GEOPI). Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Política Científica e Tecnológica pela mesma Universidade e pós-doutorado no Manchester Institute of Innovation Research (MIoIR) da University of Manchester. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de planejamento e gestão, avaliação e prospecção em ciência, tecnologia e inovação.

  • Cristiano Morini, Universidade Estadual de Campinas

    Atuação na assessoria internacional e assessoria especial de Direitos Humanos do Ministério da Justiça (1994-95). Em 1998, iniciou a carreira como professor universitário, com atividade concomitante na indústria (Caterpillar, na área de logística de importação e exportação). Dedicação de 25 anos à docência na área de Administração em instituições de ensino superior. Desde 2002, a dedicação se tornou integral à docência. Mestrado concluído em 1998 e o doutorado concluído em 2004. Desde 2012, atua como professor em dedicação exclusiva na Unicamp, na Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA). Desde 2013, atua também como professor do quadro permanente na pós-graduação na Unicamp. Participou de atividades de ensino, pesquisa e extensão em 16 universidades estrangeiras, entre elas, Laval (Canadá), Notre Dame, Marietta College e Georgia Tech (EUA), UMAD (México), UCEL (Argentina), Concepción (Chile), Sevilla (Espanha), Strathclyde e Edinburgh (Escócia), Warwick, Oxford, Imperial College, Durham e Nottingham (Inglaterra) e Woxsen (Índia). Participou de congressos internacionais nos Estados Unidos, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Marrocos, Turquia, Azerbaijão e Chile. Atuou ou atua como líder de 5 projetos de pesquisa com financiamento externo (CNPq, FAPESP (2), ESAF e Cross Border Research Association-CBRA), dois deles com cooperação internacional envolvendo pesquisa e ensino (FAPESP-Nottingham e CBRA, Suíça). Atuação como coordenador da biblioteca (2 anos) e atuação de 10 anos como coordenador de cursos de graduação. Financiamentos levantados em ensino, pesquisa e extensão gira em torno de 1,2 milhões de reais. Ofereceu cursos de extensão no exterior (Lab. de Vivências Internacionais-LVI) e no Brasil (educação não formal). Representante brasileiro no VIP Consortium para inovação interdisciplinar no ensino de graduação (http://vip-consortium.org/). Possui graduação em Relações Internacionais, Mestrado em Integração Latino-Americana e Doutorado em Engenharia de Produção e é professor livre docente pela Unicamp (2021). Coordenador do curso de Negócios Digitais (360h) na Unicamp, desde 2020. Editor associado da Revista REGEPE Entrepreneurship and Small Business Journal. Áreas de atuação: comércio internacional, empreendedorismo e negócios digitais.

Publicado

2024-01-05

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

A motivação dos estudantes de programas de pós-graduação : uma análise a partir de diferenças de perfis na área de administração. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 28, p. e023030, 2024. DOI: 10.1590/S1414-40772023000100050. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277713. Acesso em: 25 aug. 2025.