Estudo psicométrico do Inventário de Perspectiva Temporal (ZTPI) na Educação Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id277956

Palavras-chave:

Perspectiva temporal, Educaçao superior, Metas

Resumo

Estudos da psicologia demonstraram nas últimas décadas que a Perspectiva Temporal tem efeito consciente e voluntário nos comportamentos humanos no tempo presente, por isso, é considerada uma variável importante para compreendê-los. Assim, vislumbram-se caminhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura e envolve comportamentos que estão organizados a partir da integração dos diferentes tempos, passado, presente e futuro. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade da estrutura interna dos itens de um do Inventário de Perspectiva de Temporal de Zimbardo e Boyd (2014), visto que, os autores buscaram em seu modelo uma medida multidimensional de orientação do tempo. Participaram deste estudo 676 universitários de diferentes cursos e diversos períodos da graduação. Foram realizadas análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais), comparativas, correlacional e inferencial (análise fatorial confirmatória). Os resultados da AFC corroboraram em parte com modelo estrutural proposto pelos autores, pois, confirmou quatro das cinco dimensões temporais: Passado Negativo, Presente Hedonista, Presente Fatalista e Tempo Futuro. A dimensão Passado Positivo não se confirmou com a amostra da presente pesquisa, o que indica a necessidade de novos estudos com o modelo na amostra brasileira, visando assim, ampliar as evidências psicométricas do instrumento na Educação Superior.

Biografia do Autor

  • Francielle Pereira Nascimento, Universidade Estadual de Londrina - UEL

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade estadual de Londrina. Docente colaboradora do departamento de Educação da UEL. 

  • Katya Luciane de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

    Pós-Doutora em Avaliação Psicológica. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

  • Andrea Carvalho Beluce, Escola de Governo - Londrina

    Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Gerente da Escola de Governo - Londrina-PR.

  • José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Psicologia Educacional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

  • José Aloyseo Bzuneck, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor em Psicologia Educacional. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina.

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Estudo psicométrico do Inventário de Perspectiva Temporal (ZTPI) na Educação Superior . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id277956. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/277956. Acesso em: 18 out. 2025.