Estudo psicométrico do Inventário de Perspectiva Temporal (ZTPI) na Educação Superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id277956Palavras-chave:
Perspectiva temporal, Educaçao superior, MetasResumo
Estudos da psicologia demonstraram nas últimas décadas que a Perspectiva Temporal tem efeito consciente e voluntário nos comportamentos humanos no tempo presente, por isso, é considerada uma variável importante para compreendê-los. Assim, vislumbram-se caminhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura e envolve comportamentos que estão organizados a partir da integração dos diferentes tempos, passado, presente e futuro. O objetivo deste estudo foi buscar evidências de validade da estrutura interna dos itens de um do Inventário de Perspectiva de Temporal de Zimbardo e Boyd (2014), visto que, os autores buscaram em seu modelo uma medida multidimensional de orientação do tempo. Participaram deste estudo 676 universitários de diferentes cursos e diversos períodos da graduação. Foram realizadas análises estatísticas descritiva (médias, desvio padrão e índices percentuais), comparativas, correlacional e inferencial (análise fatorial confirmatória). Os resultados da AFC corroboraram em parte com modelo estrutural proposto pelos autores, pois, confirmou quatro das cinco dimensões temporais: Passado Negativo, Presente Hedonista, Presente Fatalista e Tempo Futuro. A dimensão Passado Positivo não se confirmou com a amostra da presente pesquisa, o que indica a necessidade de novos estudos com o modelo na amostra brasileira, visando assim, ampliar as evidências psicométricas do instrumento na Educação Superior.
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Copyright (c) 2025 Francielle Pereira Nascimento, Katya Luciane de Oliveira, Andrea Carvalho Beluce, José Aloyseo Bzuneck, José Aloyseo Bzuneck

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