Estudio picométrico del Time Perspective Inventory (ZTPI) en estudiantes de educación superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id277956Palabras clave:
Perspectiva temporal, Educaçao superior, MetasResumen
Los estudios de psicología demuestran en las últimas décadas que la perspectiva temporal es efectiva y consciente y voluntaria de los comportamientos humanos en el tiempo presente, por lo que se considera una variable importante para comprenderlos. Assim, vislumbram-se cami-nhos para investigações no campo psicoeducacional, pois, cursar uma graduação representa a busca de uma meta futura e involucra componentes que están organizados a partir de la integración de dos diferentes tempos, pasado, presente y futuro. El objetivo de este estudio es buscar evidencias de validación de la estructura interna de los elementos de un Inventário de Perspectiva de Temporal de Zimbardo e Boyd (2014), visto que, los autores buscarán en su modelo una medida multidimensional de orientación del tempo. Participan de este estudio 676 universidades de diferentes cursos y diversos períodos de graduación. Se realizaron análisis estadísticos descriptivos (medias, desviación estándar y porcentaje), comparativos, correlacionales e inferenciales (análisis factorial confirmatorio). Los resultados de AFC corroboran en parte con el modelo estructural propuesto por los autores, pois, confirmou quatro das cinco dimensiones temporales: Passado Nega-ivo, Presente Hedonista, Presente Fatalista y Tempo Futuro. A dimensão Passado Positivo não se confirmou com a mostra da presente pesquisa, o que indica a necessidade de novos estudos com o modelo na amostra brasileira, visando asim, ampliar as evidências psicométri-as do instrumento na Educação Superior.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Francielle Pereira Nascimento, Katya Luciane de Oliveira, Andrea Carvalho Beluce, José Aloyseo Bzuneck, José Aloyseo Bzuneck

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















