Percepção da comunidade universitária sobre o ingresso no ensino superior por meio de medalhas de olimpíadas científicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id279316

Palavras-chave:

Ação afirmativa

Resumo

O objeto deste estudo é o programa Vagas Olímpicas da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, que consiste em acesso ao ensino superior por premiações em competições de conhecimentos. Este artigo explora as percepções dos ingressantes, professores e coordenadores sobre esse programa. Para tanto, foi delineada uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para uma avaliação  favorável às Vagas Olímpicas e a seus ingressantes, o que implica em perspectivas promissoras nessa direção. A originalidade deste estudo está na atualidade dos fatos investigados, o que torna os resultados relevantes para o planejamento de ações institucionais.

Biografia do Autor

  • Adriana Vazzoler-Mendonça, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP)

    Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), Campus de Bauru

  • Carina Alexandra Rondini, Doutora em Engenharia Elétrica

    Doutora em Engenharia Elétrica, docente do Departamento de Ciências de Computação e Estatística (DCCE), Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Campus de São José do Rio Preto

  • Cristina Costa-Lobo, Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário

    Doutora em Psicologia, investigadora do Centro de Estudos Organizacionais e Sociais do Politécnico do Porto e da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade. Docente do Instituto Piaget e da Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário.

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Percepção da comunidade universitária sobre o ingresso no ensino superior por meio de medalhas de olimpíadas científicas. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id279316. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/279316. Acesso em: 18 out. 2025.