Percepção da comunidade universitária sobre o ingresso no ensino superior por meio de medalhas de olimpíadas científicas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id279316Palavras-chave:
Ação afirmativaResumo
O objeto deste estudo é o programa Vagas Olímpicas da Universidade Estadual de Campinas, Brasil, que consiste em acesso ao ensino superior por premiações em competições de conhecimentos. Este artigo explora as percepções dos ingressantes, professores e coordenadores sobre esse programa. Para tanto, foi delineada uma pesquisa qualitativa exploratória com entrevistas semiestruturadas, as quais foram analisadas pelo Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados apontam para uma avaliação favorável às Vagas Olímpicas e a seus ingressantes, o que implica em perspectivas promissoras nessa direção. A originalidade deste estudo está na atualidade dos fatos investigados, o que torna os resultados relevantes para o planejamento de ações institucionais.
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Copyright (c) 2025 Adriana Vazzoler-Mendonça, Carina Alexandra Rondini, Cristina Costa-Lobo

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