Evasão discente na UFMG

análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id280618

Palavras-chave:

educação superior, evasão discente, grau acadêmico

Resumo

O artigo discute a evasão discente no ensino superior a partir de dados da UFMG. Focalizando a coorte de 2012, investigamos, por meio de estatísticas descritivas e de modelos de regressão logística, em que medida a evasão de curso na instituição está associada ao perfil socioeconômico dos estudantes e às características das graduações que frequentam. Averiguamos duas hipóteses: 1ª) a evasão estaria associada a estudantes com perfis social e escolar mais baixos; 2ª) haveria uma associação entre evasão e o tipo de curso, definida em termos de grau acadêmico e nível de seletividade. Os resultados mostraram que no contexto analisado a evasão está pouco associada com as características socioeconômicas dos estudantes. Evidenciaram, por outro lado, que o grau acadêmico e a seletividade dos cursos aos quais os estudantes estão vinculados são fatores importantes para explicar diferenças nas taxas de evasão.

Biografia do Autor

  • Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/ UFMG. Pedagoga, doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. É membro do grupos de pesquisa Observatório da Juventude (OJ)  e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil   
  • Gustavo Bruno de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Argentina. Doutor em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto - Canadá. Foi pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e evasão no ensino superior.

  • Claudio Nogueira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

  • Thainara Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).  Doutora em Educação, também pela FaE/UFMG, membro do grupos de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Dedica-se às temáticas relacionadas à Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Escolares e Mecanismos de Acesso ao Ensino Superior

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Evasão discente na UFMG: análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025004, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id280618. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/280618. Acesso em: 18 abr. 2025.