Evasão discente na UFMG

análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos.

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id280618

Palabras clave:

educación superior, deserción estudiantil, grado académico

Resumen

El artículo discute la deserción estudiantil en la educación superior a partir de datos de la UFMG. Centrándonos en la cohorte de 2012, investigamos mediante estadísticas descriptivas y modelos de regresión logística en qué medida la deserción de curso en la institución está asociada al perfil socioeconómico de los estudiantes y a las características de las graduaciones que frecuentan. Comprobamos dos hipótesis: la deserción estaría asociada a estudiantes con perfil social y escolar más bajo; habría una asociación entre la deserción y el tipo de curso, definido en términos de grado académico y nivel de selectividad. Los resultados mostraron que la deserción está poco asociada con las características socioeconómicas de los estudiantes. Por otro lado, evidenciaron que el grado académico y la selectividad de los cursos a los que los estudiantes están vinculados son factores importantes para explicar diferencias en las tasas de deserción.

Biografía del autor/a

  • Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/ UFMG. Pedagoga, doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. É membro do grupos de pesquisa Observatório da Juventude (OJ)  e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil   
  • Gustavo Bruno de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Argentina. Doutor em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto - Canadá. Foi pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e evasão no ensino superior.

  • CLÁUDIO MARQUES MARTINS NOGUEIRA NOGUEIRA, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

  • Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).  Doutora em Educação, também pela FaE/UFMG, membro do grupos de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Dedica-se às temáticas relacionadas à Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Escolares e Mecanismos de Acesso ao Ensino Superior

Publicado

2025-03-31

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Evasão discente na UFMG: análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025004, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id280618. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/280618. Acesso em: 19 apr. 2025.