Evasão discente na UFMG

análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id280618

Keywords:

higher education, student dropout, academic program

Abstract

The article discusses student dropout rates in higher education based on data from UFMG. Focusing on the 2012 cohort, we investigated to what extent dropout rates in the institution are associated with the socioeconomic profile of students and the characteristics of the degrees they attend, using descriptive statistics and logistic regression models. We tested two hypotheses: dropout rates would be associated with students with lower social and educational backgrounds, and there would be an association between dropout rates and the type of degree, defined in terms of academic level and selectivity. The results showed that dropout rates are only slightly associated with the socioeconomic characteristics of students. On the other hand, they revealed that the academic level and selectivity of the courses that students are enrolled are important factors in explaining differences in dropout rates.

Author Biographies

  • Bréscia França Nonato, Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/UFMG
    Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais - FaE/ UFMG. Pedagoga, doutora em Educação. Professora adjunta da Faculdade de Educação da UFMG. É membro do grupos de pesquisa Observatório da Juventude (OJ)  e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Pesquisa sobre sociologia do ensino superior, desigualdades educacionais, ações afirmativas, formação e condição docente, juventudes e escolarização. Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil   
  • Gustavo Bruno de Paula, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Sociólogo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Educação pela UFMG com período de pesquisa na Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais - Argentina. Doutor em Educação pela UFMG com período de estudos na Universidade de Toronto - Canadá. Foi pesquisador Visitante do Laboratório de Dados, Equidade e Política no Setor Educacional no Instituto de Ontário para Estudos em Educação (DEPE Lab/OISE). Integrante do grupo de pesquisa Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES/UFMG). Membro da comissão editorial da Revista Docência no Ensino superior. Atua em pesquisas na área de sociologia da educação, desigualdades educacionais e acesso e evasão no ensino superior.

  • CLÁUDIO MARQUES MARTINS NOGUEIRA NOGUEIRA, Universidade Federal de Minas Gerais

    Possui graduação em Ciências Sociais (1992) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Possui doutorado em Educação por essa mesma instituição (2004), com doutorado sanduíche com o professor Dr. Bernard Lahire, na Ècole Normale Supérieure Lettres et Sciences Humaines de Lyon. Realizou pós-doutorado (2012/2013) na FLACSO/Argentina, com a professora Guillermina Tiramonti, e no IESP-UERJ, com o professor Frederic Vandenberghe. É professor titular de Sociologia da Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. É pesquisador e membro da equipe de coordenação do Observatório Sociológico Família-escola, OSFE, da UFMG. Coordena o Grupo de Estudos sobre Educação Superior, GEES, também da UFMG. Atua principalmente com os seguintes temas: trajetórias escolares, relação família-escola, desigualdades no acesso e na permanência na educação superior, escolha dos estudos superiores, escolha da carreira docente, teoria sociológica, sociologia de Pierre bourdieu e Bernard Lahire.

  • Thainara Cristina de Castro Ariovaldo, Universidade Federal de Minas Gerais

    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE/UFMG).  Doutora em Educação, também pela FaE/UFMG, membro do grupos de pesquisa Observatório Sociológico Família-Escola (OSFE) e Grupo de Estudos sobre Educação Superior (GEES) e do corpo editorial da Revista Docência do Ensino Superior. Dedica-se às temáticas relacionadas à Sociologia da Educação, Sociologia do Ensino Superior, Acesso ao Ensino Superior, Desigualdades Escolares e Mecanismos de Acesso ao Ensino Superior

Published

2025-03-31

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Evasão discente na UFMG: análise da influência dos perfis socioeconômicos dos estudantes e das características dos cursos. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025004, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id280618. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/280618. Acesso em: 19 apr. 2025.