Vivências acadêmicas
adaptação de estudantes do curso de Engenharia Civil
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282350Palavras-chave:
vivências acadêmicas, adaptação, Engenharia CivilResumo
Este estudo utilizou o “Questionário de Vivências Acadêmicas”, em versão reduzida (QVA-r), para investigar como estudantes de uma universidade pública percebem sua integração e adaptação ao ambiente universitário. Participaram deste estudo 98 (noventa e oito) estudantes do curso de Engenharia Civil, ingressantes entre os anos de 2018 e 2022. A aplicação do QVA-r foi realizada de forma online e remota, por meio da plataforma Google Docs, de modo individual e voluntário. Neste estudo, procurou-se explorar correlações e diferenças entre variáveis gerais, como “nota VUNESP” (vestibular) e “Coeficiente de Rendimento Acadêmico”, e variáveis específicas em cada dimensão do QVA-r, que englobam gênero (feminino e masculino) e os tipos de ingresso pelo vestibular (cotistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e/ou oriundos de escolas públicas). Os resultados indicam que, de forma geral, os estudantes estão bem adaptados à Universidade, porém a dimensão pessoal, que corresponde aos itens relativos ao bem-estar físico e psíquico, à estabilidade afetiva, à percepção de si e a autoconfiança, estão prejudicadas perante as demais. A partir das análises específicas, evidencia-se diferenças em razão do gênero e da raça dos estudantes, sendo que os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas apresentaram frequências médias inferiores no questionário (QVA-r). Os dados indicam que a Universidade deve se atentar às dificuldades que atravessam a adaptação e que novos estudos precisam ser realizados para possibilitar uma melhor compreensão dos aspectos psicossociais dos estudantes em diferentes etapas da instituição.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.