Vivências acadêmicas

adaptação de estudantes do curso de Engenharia Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282350

Palavras-chave:

vivências acadêmicas, adaptação, Engenharia Civil

Resumo

Este estudo utilizou o “Questionário de Vivências Acadêmicas”, em versão reduzida (QVA-r), para investigar como estudantes de uma universidade pública percebem sua integração e adaptação ao ambiente universitário. Participaram deste estudo 98 (noventa e oito) estudantes do curso de Engenharia Civil, ingressantes entre os anos de 2018 e 2022. A aplicação do QVA-r foi realizada de forma online e remota, por meio da plataforma Google Docs, de modo individual e voluntário. Neste estudo, procurou-se explorar correlações e diferenças entre variáveis gerais, como “nota VUNESP” (vestibular) e “Coeficiente de Rendimento Acadêmico”, e variáveis específicas em cada dimensão do QVA-r, que englobam gênero (feminino e masculino) e os tipos de ingresso pelo vestibular (cotistas autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e/ou oriundos de escolas públicas). Os resultados indicam que, de forma geral, os estudantes estão bem adaptados à Universidade, porém a dimensão pessoal, que corresponde aos itens relativos ao bem-estar físico e psíquico, à estabilidade afetiva, à percepção de si e a autoconfiança, estão prejudicadas perante as demais. A partir das análises específicas, evidencia-se diferenças em razão do gênero e da raça dos estudantes, sendo que os estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas apresentaram frequências médias inferiores no questionário (QVA-r). Os dados indicam que a Universidade deve se atentar às dificuldades que atravessam a adaptação e que novos estudos precisam ser realizados para possibilitar uma melhor compreensão dos aspectos psicossociais dos estudantes em diferentes etapas da instituição.

Biografia do Autor

  • Rogério de Oliveira Rodrigues, UNESP

    Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Universidade de São Paulo (USP) (1986), Mestrado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC/USP (1992), Doutorado em Engenharia Civil (Engenharia de Estruturas) pela EESC/USP (1997) e Livre-Docência em Engenharia Civil (Resistência dos Materiais) pela Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) (2001). Atuou como visiting scholar na University of California at Berkeley (UCB) (12/2001-11/2002), USA. Foi Diretor Técnico de Divisão Administrativa da FEIS/UNESP (2005-2009), Vice-Diretor da FEIS/UNESP (2009-2013) e Diretor da FEIS/UNESP (2013-2017). Participou do Projeto de Extensão "Educação em Saúde no Trabalho", na qualidade de Coordenador (2006-2008 e 2012-2017), voltado para a Segurança e Saúde do Trabalhador, FEIS/UNESP. Ingressou no Departamento de Engenharia Civil (DEC), FEIS/UNESP, em 1989 e atualmente exerce a função de Professor Associado, ministrando disciplinas na Graduação. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica das Estruturas, atuando principalmente com os seguintes temas: Análise Estrutural, Dinâmica Estrutural, Método dos Elementos Finitos, Concreto Armado, Alvenaria Estrutural e Comportamento Não-linear. Atualmente é Tutor do Grupo PET Engenharia Civil da FEIS/UNESP, vinculado ao MEC (2020-2025).

  • Renata Trasse de Oliveira Barbosa, UNESP

    Assistente Social da Faculdade de Engenharia, Câmpus de Ilha Solteira, UNMESP.

    Doutorado em Psicologia pela FCL, UNESP

  • Edgar Bendahan Rodrigues, UNESP

    Psicólogo  e pesquisador da FAPESP

    Doutorando pela FCL, UNESP

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Vivências acadêmicas: adaptação de estudantes do curso de Engenharia Civil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024021, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282350. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282350. Acesso em: 19 abr. 2025.