Fatores associados ao sofrimento mental de estudantes de graduação em São Paulo entre 2017- 2021

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652024v29id282843

Palavras-chave:

saúde mental, universidade., Estudantes.

Resumo

O sofrimento mental de universitários apresenta impacto na vida acadêmica e na permanência estudantil. Especialmente durante a pandemia de COVID-19, a saúde mental foi tema sensível nas comunidades universitárias, com vistas à construção de estratégias institucionais. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi identificar e comparar os fatores associados ao sofrimento mental de estudantes de graduação da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) no período de 2017-2019 (pré-pandemia de COVID-19) e 2020-2021 (durante a pandemia de COVID-19). Trata-se de um estudo transversal, baseado na análise dos dados secundários de 14,092 estudantes de graduação no período entre 2017-2021 obtidos pela Comissão de Estudos do Perfil do Estudante de Graduação da Unifesp entre os anos de 2017-2021. Os dados demonstraram associações importantes quanto à saúde mental destes estudantes, destacando-se o aumento de chance de sofrimento mental entre grupos mais vulneráveis (PcD, mulheres, travestis/transgêneros). A realização de atividade física esporadicamente ou regularmente funcionou como fator protetor em ambos os períodos analisados. Os achados demonstram aumento do sofrimento mental de estudantes, inclusive com uso de psicofármacos no durante a pandemia de COVID-19. Recomenda-se a elaboração de políticas de permanência estudantil a partir do ingresso no ensino superior que contemplem estratégias voltadas para estudantes em sofrimento mental, especialmente mulheres, estudantes transgêneros, pessoas com deficiência e trabalhadores. 

Biografia do Autor

Publicado

31-03-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Fatores associados ao sofrimento mental de estudantes de graduação em São Paulo entre 2017- 2021 . Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 29, p. e024032, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652024v29id282843. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/282843. Acesso em: 14 maio. 2025.