Influência da adaptação e da autoeficácia no abandono de estudantes do Ensino Superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290138

Palavras-chave:

Ensino superior, autoeficácia, Evasão escolar

Resumo

A entrada no ensino superior aliada ao contexto de pandemia e aulas remotas podem afetar tanto a adaptação acadêmica como a autoeficácia, e consequentemente influenciar na decisão de abandono escolar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a adaptação acadêmica, as crenças de autoeficácia no ensino superior, as características dos estudantes com a situação de evasão. A coleta de dados foi realizada com 377 ingressantes do primeiro ano dos cursos de Administração, Design e Engenharia por meio de um Questionário de dados sociodemográficos, do Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r), da Escala da Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). A reduzida adaptação acadêmica pode ser determinante para o abandono escolar e os evadidos apresentaram menores crenças de autoeficácia na formação superior, quando comparados aos que permaneceram no curso. Os achados reforçam a relação conceitual entre os construtos e a permanência dos estudantes do ensino superior.

Biografia do Autor

  • Dra. Cristiane M. Barra da Matta, Instituto Mauá de Tecnologia

    Pós-doutorado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2023) na área da Saúde, Violência e Adaptação Humana. Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo (2019) com ênfase na área Escolar. Mestre em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (2011) e graduada em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia (1997). Professora associada, coordenadora do Programa de Apoio ao Aluno (desde 2007), presidente do Núcleo de Apoio, Permanência e Acessibilidade (desde 2022) e coordenadora do Fundo Mauá de Bolsas (desde 2015) do Instituto Mauá de Tecnologia. Experiência na área de Engenharia de Alimentos, com ênfase em desenvolvimento de novos produtos, otimização de formulações existentes e Implantação de unidades de processamento de alimentos. Investiga os seguintes temas da Psicologia Escolar e Educacional: vivências acadêmicas, autoeficácia, rendimento escolar, evasão e educação especial no ensino superior.

  • Dra. Maria do Carmo Fernandes, Universidade Metodista de São Paulo

    Psicóloga pela Universidade de São Paulo (1977), Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (1984/1999). Pesquisadora e parecerista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Professora Associada aposentada da Universidade Federal de Uberlândia.  Professora Titular da Universidade Metodista de São Paulo entre 2009 e 2023. Coordenou (2003-2008) o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenou o Programa de Pós-graduação em Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) de fevereiro/2016 a dezembro/2021. Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da UMESP  de abril/2022 a dezembro/2023. Membro fundadora da Sociedade Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) e membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP). Investigação na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho e em Psicologia da Saúde com foco em medidas em psicologia, satisfação no trabalho, bases de poder social, resiliência no trabalho, conflitos intragrupais, clima organizacional, bem-estar no trabalho, autoeficácia e engajamento no trabalho e em suas relações com diversos antecedentes e consequentes.

  • Ms. Daniel Kashiwamura Scheffer, Instituto Mauá de Tecnologia

    Possui bacharelado e mestrado em Estatística com a graduação e a pós-graduação realizadas no Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (USP). Atua como professor nos cursos de Administração e Engenharia do Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT). Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, com ênfase em Análise de Dados.

  • Dra. Luana T. Nesi de Mello, Instituto Mauá de Tecnologia

    Doutora em Psicologia (2022) pela Universidade do Algarve (UAlg). Graduada em Psicologia (2018) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Trabalha com desenvolvimento e treinamento de soft skills em empresas. É Psicóloga da Educação no Instituto Mauá de Tecnologia (2021), professora em pós-graduações, autora e coautora de diversos artigos e capítulos de livros nas áreas de Psicologia Positiva e Teoria Cognitivo-Comportamental.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Influência da adaptação e da autoeficácia no abandono de estudantes do Ensino Superior. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e035028, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id290138. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/290138. Acesso em: 17 dez. 2025.