Influência da adaptação e da autoeficácia no abandono de estudantes do Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id290138Palavras-chave:
Ensino superior, autoeficácia, Evasão escolarResumo
A entrada no ensino superior aliada ao contexto de pandemia e aulas remotas podem afetar tanto a adaptação acadêmica como a autoeficácia, e consequentemente influenciar na decisão de abandono escolar. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a adaptação acadêmica, as crenças de autoeficácia no ensino superior, as características dos estudantes com a situação de evasão. A coleta de dados foi realizada com 377 ingressantes do primeiro ano dos cursos de Administração, Design e Engenharia por meio de um Questionário de dados sociodemográficos, do Questionário de Vivências Acadêmicas – versão reduzida (QVA-r), da Escala da Autoeficácia na Formação Superior (AEFS). A reduzida adaptação acadêmica pode ser determinante para o abandono escolar e os evadidos apresentaram menores crenças de autoeficácia na formação superior, quando comparados aos que permaneceram no curso. Os achados reforçam a relação conceitual entre os construtos e a permanência dos estudantes do ensino superior.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dra. Cristiane M. Barra da Matta, Dra. Maria do Carmo Fernandes, Ms. Daniel Kashiwamura Scheffer, Dra. Luana T. Nesi de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















