Modelo de avaliação à pós-graduação stricto sensu
index das capabilities profissionais pró-bem-público
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291483Palavras-chave:
capabilities approach; bem público; pós-graduação.Resumo
Partindo do princípio de que a formação em pós-graduação (PG) stricto sensu em uma área específica é importante, mas que, sobretudo, deve contribuir para uma perspectiva mais ampla voltada à multidimensionalidade da vida humana, este artigo propõe um index de capabilities que pode ser usado como instrumento normativo de formação para a PG. Para isso, recorre às concepções da Capability Approach (Sen e Nussbaum) e utiliza como referencial o Public Good Professional Capabilities
Index (Índice de Capacitações Profissionais para o Bem Público), de Walker e McLean (2013). Por meio do método Delphi, submete o índice (do profissionalismo para o bem público baseado nas capacitações) ao escrutínio crítico de especialistas conhecedores da abordagem, adequando-o particularmente ao contexto da PG stricto sensu, tendo como locus de pesquisa as universidades comunitárias do Sul do Brasil. Após ajustar e validar o referido índice, apresenta um modelo de avaliação com seis amplas capacitações profissionais pró-bem-público, que pode servir de referência para programas de PG de instituições de ensino superior que busquem ampliar sua dimensão formativa.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Dra. Raquel Paula Fortunato, Dr. Julio Cesar Godoy Bertolin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















