Modelo de avaliação à pós-graduação stricto sensu

index das capabilities profissionais pró-bem-público

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291483

Palavras-chave:

capabilities approach; bem público; pós-graduação.

Resumo

Partindo do princípio de que a formação em pós-graduação (PG) stricto sensu em uma área específica é importante, mas que, sobretudo, deve contribuir para uma perspectiva mais ampla voltada à multidimensionalidade da vida humana, este artigo propõe um index de capabilities que pode ser usado como instrumento normativo de formação para a PG. Para isso, recorre às concepções da Capability Approach (Sen e Nussbaum) e utiliza como referencial o Public Good Professional Capabilities
Index (Índice de Capacitações Profissionais para o Bem Público), de Walker e McLean (2013). Por meio do método Delphi, submete o índice (do profissionalismo para o bem público baseado nas capacitações) ao escrutínio crítico de especialistas conhecedores da abordagem, adequando-o particularmente ao contexto da PG stricto sensu, tendo como locus de pesquisa as universidades comunitárias do Sul do Brasil. Após ajustar e validar o referido índice, apresenta um modelo de avaliação com seis amplas capacitações profissionais pró-bem-público, que pode servir de referência para programas de PG de instituições de ensino superior que busquem ampliar sua dimensão formativa.

Biografia do Autor

  • Dra. Raquel Paula Fortunato, Universidade de Passo Fundo

    Doutora em Educação (stricto sensu) pela Universidade de Passo Fundo - UPF (2021 - Bolsista CAPES); Discente PEC do PPGEdu da UFRGS (2015) e da UPF (2016); Mestre em Educação (stricto sensu) - Linha de Pesquisa de Políticas Educacionais, pela Universidade de Passo Fundo (2014); Curso de Extensão - Currículo por Áreas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela PUCRS (2016); Formação em EaD - Coordenadora de Polo pela Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2014); Pós-graduada (lato sensu) em nível de Especialização em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Passo Fundo (2003); Graduada em Ciências Habilitação em Química pela Universidade de Passo Fundo (1999). Experiência na área da educação, como docente na disciplina de química no ensino médio (público e privado). Experiência como gestora/coordenadora administrativa e pedagógica (EI, EF e EM privada). Experiência como vice-diretora da escola pública (EM e EJA) e diretora da educação básica privada. Prática de Docência no Curso de Graduação em Pedagogia da UPF (2018). Prática de Docência no Curso de Graduação de Serviço Social da UPF (2020). Diploma de Español DELE B1 - conferido pelo Instituto Cervantes (Espanha). Experiência em formação docente. Afiliada ao Grupo de Pesquisa sobre Políticas e Desempenho da Educação Superior. Interesse em Educação Básica, Educação Supeiror e Pós-Graduação. Pesquisas de interesse: Abordagem das Capabilities (Capacitações), desenvolvimento e bem-estar humano, justiça social, políticas educacionais e filosofia política.

  • Dr. Julio Cesar Godoy Bertolin, Universidade Passo Fundo

    Possui doutorado em Educação e mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizou estágio de doutoramento na Universidade de Aveiro - Portugal e Pós-doutorado no Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES), em Porto, Portugal. Foi professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo (UPF) por quase 30 anos. Atuou como consultor e pesquisador dos órgãos da ONU: UNESCO, PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e UNRISD (United Nations Research Institute for Social Development ). Coordenou vários projetos financiados pelo CNPq, participa de redes internacionais de investigação, é parecerista ad hoc de importantes revistas internacionais e foi membro de diversas comissões oficiais sobre políticas e programas da educação superior do MEC, Inep e Capes. Tem experiência em pesquisas em bases de dados, planejamento sobre avaliação e qualidade na educação superior.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modelo de avaliação à pós-graduação stricto sensu: index das capabilities profissionais pró-bem-público. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025034, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291483. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291483. Acesso em: 17 dez. 2025.