Avaliação educacional prescrita no ensino superior em Educação Física
um estudo comparado entre Brasil (Ufes), Uruguai (elar) e Argentina (UNLaM)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291707Palavras-chave:
Avaliação Educacional, Prescrição da avaliação, Formação inicialResumo
Este artigo tem como objetivo analisar o modo como o ensino da avaliação é trabalhado na formação superior em Educação Física de três instituições públicas da América do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e assume a análise crítico-documental, junto ao método comparativo, como abordagens teórico-metodológicas. Como fontes, foram utilizados os currículos prescritos dos cursos de formação inicial de professores em Educação Física da Ufes, Udelar e UNLaM. Evidenciamos que, de um total de 144 disciplinas nas três instituições, 15 trabalham com a prescrição do ensino da avaliação direta e indiretamente, sendo que apenas duas propõem especificamente essa prescrição como objetivo geral para o ensino. Além disso, de maneira geral, percebemos uma tendência da avaliação sendo utilizada como instrumento ao final do processo de ensino, sendo essa relacionada ao âmbito da aprendizagem. Na Ufes, notamos que há um enfoque pedagógico, o que resulta em uma diversidade de abordagens avaliativas. No que diz respeito à Udelar e a UNLaM, a ênfase está em medidas que favorecem a análise quantitativa. Por fim, percebemos que ainda existem poucas ações voltadas para o ensino da avaliação de instituições e de sistemas, se mostrando como uma lacuna a ser preenchida pela formação superior de professores da área.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Kézia Alves Moreira Dutra, Jean Carlos Freitas Gama, Wagner dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.


















