Avaliação educacional prescrita no ensino superior em Educação Física

um estudo comparado entre Brasil (Ufes), Uruguai (elar) e Argentina (UNLaM)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291707

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Prescrição da avaliação, Formação inicial

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o modo como o ensino da avaliação é trabalhado na formação superior em Educação Física de três instituições públicas da América do Sul. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória e assume a análise crítico-documental, junto ao método comparativo, como abordagens teórico-metodológicas. Como fontes, foram utilizados os currículos prescritos dos cursos de formação inicial de professores em Educação Física da Ufes, Udelar e UNLaM. Evidenciamos que, de um total de 144 disciplinas nas três instituições, 15 trabalham com a prescrição do ensino da avaliação direta e indiretamente, sendo que apenas duas propõem especificamente essa prescrição como objetivo geral para o ensino. Além disso, de maneira geral, percebemos uma tendência da avaliação sendo utilizada como instrumento ao final do processo de ensino, sendo essa relacionada ao âmbito da aprendizagem. Na Ufes, notamos que há um enfoque pedagógico, o que resulta em uma diversidade de abordagens avaliativas. No que diz respeito à Udelar e a UNLaM, a ênfase está em medidas que favorecem a análise quantitativa. Por fim, percebemos que ainda existem poucas ações voltadas para o ensino da avaliação de instituições e de sistemas, se mostrando como uma lacuna a ser preenchida pela formação superior de professores da área.

Biografia do Autor

  • Kézia Alves Moreira Dutra, Ufes

    Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação da Ufes, na linha de Educação, Formação Humana e Políticas Públicas e bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (Capes). Membra do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física- Proteoria. Desenvolve estudos com ênfase na área da Educação, Avaliação Educacional, Exames Estandardizados, Competências Socioemocionais e contextos comparados na América Latina.

  • Jean Carlos Freitas Gama, Ufes

    Doutor em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Realizou estágio de doutoramento na Universidad de Caldas (UC), na Universidad de Antioquia (Udea) e na Escuela Nacional del Deporte (IU Endeporte) (Colômbia). Bolsista egresso do Programa de Educação Tutorial - PET. É membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA) e concentra seus estudos nas seguintes linhas de pesquisa: Políticas, gestão e formação profissional para atuação no esporte; Formação Profissional, Currículo, Avaliação educacional e Práticas Pedagógicas em Educação e em Educação Física; História da Educação, da Educação Física e do Esporte.

  • Wagner dos Santos, Ufes

    Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2010). Atualmente é Diretor de Pós-Graduação da Ufes 2024, Coordenador do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Sudeste (FORPREd/Sudeste) período 2023-2024. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufes (PPGE), no período de 2020-2024, e Coordenador Adjunto do PPGE (2019), Avaliador do Plano Nacional do Livro Didático - PNLD 2021 (Objeto 4) na área de Linguagens. Avaliador do Prêmio Capes de Tese - área 21 - Educação FísicaL em 2022. Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (Proteoria). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase em Avaliação Educacional, Currículo e Política Educacional. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2.

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação educacional prescrita no ensino superior em Educação Física: um estudo comparado entre Brasil (Ufes), Uruguai (elar) e Argentina (UNLaM). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e0250037, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291707. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291707. Acesso em: 17 dez. 2025.