Governança pública em uma instituição federal de ensino superior
uma análise à luz do mecanismo estratégia do modelo de go
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291711Palavras-chave:
governança pública; estratégia; mecanismos de governançaResumo
O artigo analisou, a partir de uma investigação descritiva, como ocorrem as práticas de governança de uma instituição federal de ensino superior à luz do mecanismo estratégia do modelo de governança proposto pelo TCU. A pesquisa utilizou dados coletados por meio da análise documental, entrevistas e observação não participante. Os principais resultados indicam que a implementação de práticas de gestão de riscos ocorreu devido às exigências normativas. Verificou-se também a ausência de unidades de segunda linha e à necessidade de maior apoio da alta gestão. Evidenciou-se, ainda, que a ausência da declaração expressa de responsáveis pelo cumprimento das metas do planejamento estratégico dificulta o monitoramento do alcance dos resultados organizacionais. Ademais, o monitoramento do alcance dos resultados organizacionais necessita de maior envolvimento dos setores e de uma reflexão sobre o alcance das metas, uma vez que o processo atualmente é predominantemente declarativo. No que se refere ao monitoramento das funções de gestão, constatou-se a ausência de documentos normativos que orientem esse processo. A pesquisa revelou, também, que a prática gerir riscos recebe baixa atenção das instâncias de governança, enquanto a prática estabelecer a estratégia é aquela que recebe maior atenção.
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