Governança pública em uma instituição federal de ensino superior

uma análise à luz do mecanismo estratégia do modelo de go

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id291711

Palavras-chave:

governança pública; estratégia; mecanismos de governança

Resumo

O artigo analisou, a partir de uma investigação descritiva, como ocorrem as práticas de governança de uma instituição federal de ensino superior à luz do mecanismo estratégia do modelo de governança proposto pelo TCU. A pesquisa utilizou dados coletados por meio da análise documental, entrevistas e observação não participante. Os principais resultados indicam que a implementação de práticas de gestão de riscos ocorreu devido às exigências normativas. Verificou-se também a ausência de unidades de segunda linha e à necessidade de maior apoio da alta gestão. Evidenciou-se, ainda, que a ausência da declaração expressa de responsáveis pelo cumprimento das metas do planejamento estratégico dificulta o monitoramento do alcance dos resultados organizacionais. Ademais, o monitoramento do alcance dos resultados organizacionais necessita de maior envolvimento dos setores e de uma reflexão sobre o alcance das metas, uma vez que o processo atualmente é predominantemente declarativo. No que se refere ao monitoramento das funções de gestão, constatou-se a ausência de documentos normativos que orientem esse processo. A pesquisa revelou, também, que a prática gerir riscos recebe baixa atenção das instâncias de governança, enquanto a prática estabelecer a estratégia é aquela que recebe maior atenção.

Biografia do Autor

  • Regiane da Silva Oliveira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Mestre em Administração Pública pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui graduação em Administração (2015); Especialização em Gestão Pública - UNIVASF (2018). Atualmente, é técnica administrativa de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco.

  • Platini Gomes Fonseca, Universidade Federal do Vale do São Francisco

    Doutor em Administração, na área de Tecnologia, Inovação e Competitividade, pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (2007); MBA em Marketing - UNIFACS (2010); Especialização em Gestão da Educação a Distância (2013); e Mestrado em Administração - UFBA (2014). Atualmente é técnico administrativo de nível superior, no cargo de administrador, na Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado na Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Tem experiência na área de Gestão Pública e Planejamento Estratégico.

Publicado

10-10-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Governança pública em uma instituição federal de ensino superior: uma análise à luz do mecanismo estratégia do modelo de go. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e0250, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id291711. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/291711. Acesso em: 18 out. 2025.