Navegando nas fronteiras éticas
uma revisão do impacto da inteligência artifi-cial na EAD
DOI:
https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id293990Palavras-chave:
Inteligência Artificial; Educação a Distância; éticaResumo
A Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) está transformando, rapidamente, o paradigma educacional, suscitando questões éticas e contradições que demandam uma análise sistemática. Embora pesquisas anteriores tenham abordado os aspectos específicos da IA na educação, falta uma compreensão abrangente das dimensões éticas envolvidas. Realizamos uma análise sistemática de 90 publicações acadêmicas entre 2018 e 2024, para mapear e categorizar as principais dimensões éticas da IA na EaD. Ao analisarmos um conjunto de produções e as principais tendências, examinamos a evolução temporal das preocupações éticas e as suas inter-relações na EaD. Identificou-se sete dimensões éticas, com prevalência variada: privacidade e segurança de dados dos estudantes (34,4%; n=31), viés algorítmico e discriminação automatizada (25,6%; n=23), personalização do ensino (22,2%; n=20), equidade e acesso (21,1%; n=19), integridade acadêmica (15,6%; n=14), transparência e explicabilidade dos sistemas (10%; n=9) e responsabilidade institucional (7,8%; n=7). Os resultados demonstram uma mudança no discurso ético, com um aumento expressivo nas publicações, de 5 artigos antes de 2020 para 35 em 2023, refletindo uma transição teórica para os desafios na práxis. Ao abordarmos as dimensões éticas da IA na EaD, trazemos contribuições para formuladores de políticas educacionais, desenvolvedores de tecnologia e educadores, oferecendo diretrizes práticas para a qualificação ética da IA em ambientes virtuais de aprendizagem.
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Copyright (c) 2025 Américo Domingos Matindingue, Elaine Conte, Jacint Duduka

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