Navegando nas fronteiras éticas

uma revisão do impacto da inteligência artifi-cial na EAD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-57652025v30id293990

Palavras-chave:

Inteligência Artificial; Educação a Distância; ética

Resumo

A Inteligência Artificial (IA) na Educação a Distância (EaD) está transformando, rapidamente, o paradigma educacional, suscitando questões éticas e contradições que demandam uma análise sistemática. Embora pesquisas anteriores tenham abordado os aspectos específicos da IA na educação, falta uma compreensão abrangente das dimensões éticas envolvidas. Realizamos uma análise sistemática de 90 publicações acadêmicas entre 2018 e 2024, para mapear e categorizar as principais dimensões éticas da IA na EaD. Ao analisarmos um conjunto de produções e as principais tendências, examinamos a evolução temporal das preocupações éticas e as suas inter-relações na EaD. Identificou-se sete dimensões éticas, com prevalência variada: privacidade e segurança de dados dos estudantes (34,4%; n=31), viés algorítmico e discriminação automatizada (25,6%; n=23), personalização do ensino (22,2%; n=20), equidade e acesso (21,1%; n=19), integridade acadêmica (15,6%; n=14), transparência e explicabilidade dos sistemas (10%; n=9) e responsabilidade institucional (7,8%; n=7). Os resultados demonstram uma mudança no discurso ético, com um aumento expressivo nas publicações, de 5 artigos antes de 2020 para 35 em 2023, refletindo uma transição teórica para os desafios na práxis. Ao abordarmos as dimensões éticas da IA na EaD, trazemos contribuições para formuladores de políticas educacionais, desenvolvedores de tecnologia e educadores, oferecendo diretrizes práticas para a qualificação ética da IA em ambientes virtuais de aprendizagem.

Biografia do Autor

  • Américo Domingos Matindingue, Universidade Católica de Moçambique/UCM

    Doutor em Ciências da Educação -Especialização em Inovação e Currículo pela Universidade Jean Piaget de Moçambique (UniPiaget); Mestre em Direção Estratégica em Tecnologias de Informação pela Fundação Universitaria IberAmericana (FUNIBER). Pós-Graduado em Gestão Superior em Telecomunicações pelo Instituto das Telecomunicações de Moçambique (IFT); Graduado em Engenharia de Telecomunicações (licenciatura) pelo Instituto Politécnico Superior Zolka Mate de Budapeste- Hungria; Especializado em Comando dos Sistemas de Comunicação Militares pela Academia Militar Samora Machel de Nampula-Moçambique. Foi coordenador do Departamento de Altos Estudos e Formação Avançada (DAEFA), Pró-Reitor para a Área Pedagógica e Docente-investigador na Universidade Jean Piaget de Moçambique (UniPiaget). É docente- investigador e Assessor da Vice-Reitoria Académica para as áreas de Qualidade, Pedagogia e Currículo, na Universidade Católica de Moçambique (UCM). Domínio científico de atuação: Desenvolvimento Curricular e Gestão da Qualidade do Ensino Superior. 

  • Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE/Canoas/RS

    Professora da Universidade La Salle (UNILASALLE, Canoas), atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Educação e no PPG em Memória Social e Bens Culturais. Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/UNILASALLE/CNPq) e colabora com as investigações do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores (UnB/CNPq) e no Laboratório de Formação Docente e Reconhecimento das Infâncias (UPel/CNPq). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e mestrado em Educação também pela UFSM. É doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq e Pesquisadora Gaúcha da FAPERGS.

  • Jacint Duduka, Universidade Pedagógica de Moçambique

    Mestre em Sistemas de Informação Empresarial pela Universidade Aberta de Portugal (UAB) e Licenciado em Ensino de Física pela Universidade Pedagógica de Moçambique (UP). Arquiteto de Soluções na RWS Group (Reino Unido); Pesquisador em tecnologia e educação; Especialista de Arquitetura Empresarial e Serviços de Integração, e Consultor de Eficiência Empresarial no Liaison Group (2022-2018); Consultor Técnico na Uniper (2017 - 2018); Especialista em Suporte L3, L2 e L1 na Lexmark Enterprise Software (2012 – 2017). Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4480-2403

    E-mail: djacint@yahoo.com

Publicado

10-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Navegando nas fronteiras éticas: uma revisão do impacto da inteligência artifi-cial na EAD. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 30, p. e025026, 2025. DOI: 10.1590/1982-57652025v30id293990. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/293990. Acesso em: 17 dez. 2025.