A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Avaliação. Ensino superior. Clima organizacionalAbstract
A busca por mecanismos que contribuam para a melhoria da qualidade na educação superior é uma meta constante, sobretudo no cenário latino-americano da última década, impulsionada principalmente pelo Processo de Bolonha e respaldada por organismos como a IESALC-UNESCO. Diante deste contexto destaca-se o papel da Avaliação Institucional no âmbito da educação superior, como instrumento para a gestão, regulação, e, fundamentalmente, o asseguramento da qualidade no sistema educacional. Nesse sentido, o presente ensaio aborda a problemática da avaliação institucional e propõe uma discussão acerca da pertinência da investigação de clima organizacional como suporte ao processo de avaliação educacional.Downloads
Published
Issue
Section
License
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.