A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Keywords:
Avaliação. Ensino superior. Clima organizacionalAbstract
A busca por mecanismos que contribuam para a melhoria da qualidade na educação superior é uma meta constante, sobretudo no cenário latino-americano da última década, impulsionada principalmente pelo Processo de Bolonha e respaldada por organismos como a IESALC-UNESCO. Diante deste contexto destaca-se o papel da Avaliação Institucional no âmbito da educação superior, como instrumento para a gestão, regulação, e, fundamentalmente, o asseguramento da qualidade no sistema educacional. Nesse sentido, o presente ensaio aborda a problemática da avaliação institucional e propõe uma discussão acerca da pertinência da investigação de clima organizacional como suporte ao processo de avaliação educacional.Downloads
Published
2011-12-05
Issue
Section
Artigo
License
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte. Utilização de material publicado para fins comerciais é proibida.
How to Cite
A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/47773. Acesso em: 19 apr. 2025.