A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Larissa Conceição Santos
  • Oscar C. Vásquez Universidad de Santiago de Chile / École Polytechnique-France

Palavras-chave:

Avaliação. Ensino superior. Clima organizacional

Resumo

A busca por mecanismos que contribuam para a melhoria da qualidade na educação superior é uma meta constante, sobretudo no cenário latino-americano da última década, impulsionada principalmente pelo Processo de Bolonha e respaldada por organismos como a IESALC-UNESCO. Diante deste contexto destaca-se o papel da Avaliação Institucional no âmbito da educação superior, como instrumento para a gestão, regulação, e, fundamentalmente, o asseguramento da qualidade no sistema educacional. Nesse sentido, o presente ensaio aborda a problemática da avaliação institucional e propõe uma discussão acerca da pertinência da investigação de clima organizacional como suporte ao processo de avaliação educacional.

Biografia do Autor

  • Larissa Conceição Santos
    Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bacharel em Administração (UFSM) e Bacharel em Comunicação Social- Relações Públicas (UFSM).
  • Oscar C. Vásquez, Universidad de Santiago de Chile / École Polytechnique-France
    Ingeniero Civil Industrial, Universidad Santiago de Chile; Magister en Ciencias de la Ingeniería-Mención Ingeniería Industrial, Universidad de Santiago de Chile; Master en Ciencias y Tecnología-Mención Matemáticas y Aplicaciones, École Polytechnique-France; Académico del Departamento de Ingeniería Industrial, Universidad Santiago de Chile.

Downloads

Publicado

05-12-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A PESQUISA DE CLIMA ORGANIZACIONAL COMO INSTRUMENTO DE SUPORTE À AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 17, n. 1, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/47773. Acesso em: 19 abr. 2025.