Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional

Autores

  • Maria Isabel da Cunha UFPel

    Palavras-chave:

    Aprendizagem ao longo da vida. Avaliação-experiência-desempenho profissional.

    Resumo

    Resumo O tema da aprendizagem ao longo da vida é analisado numa perspectiva crítica, tencionando os discursos produzidos em sua concepção e formas de produção. Analisa-se a condição histórica e política que contextualiza esse dispositivo e se questiona os pressupostos que os ancoram. Tomam-se os conceitos de experiência em Dewey e Anísio Teixeira e, posteriormente em Larrosa, para contrapor a idéia de aprendizagem ao longo da vida, no sentido da acumulação de informações e de competências generalizadoras. Reforça-se a concepção de experiência na sua condição subjetiva como fundante da formação e do desempenho profissional. Em torno de cinco questões geradoras organizam-se argumentos para relacionar aprendizagens, concepção de avaliação, compreensão de formação e desempenho profissional.

    Biografia do Autor

    • Maria Isabel da Cunha, UFPel
      Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.

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    Publicado

    12-09-2011

    Edição

    Seção

    Artigos

    Como Citar

    Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/48051. Acesso em: 13 out. 2025.