Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional

Autores

  • Maria Isabel da Cunha UFPel

Palavras-chave:

Aprendizagem ao longo da vida. Avaliação-experiência-desempenho profissional.

Resumo

Resumo O tema da aprendizagem ao longo da vida é analisado numa perspectiva crítica, tencionando os discursos produzidos em sua concepção e formas de produção. Analisa-se a condição histórica e política que contextualiza esse dispositivo e se questiona os pressupostos que os ancoram. Tomam-se os conceitos de experiência em Dewey e Anísio Teixeira e, posteriormente em Larrosa, para contrapor a idéia de aprendizagem ao longo da vida, no sentido da acumulação de informações e de competências generalizadoras. Reforça-se a concepção de experiência na sua condição subjetiva como fundante da formação e do desempenho profissional. Em torno de cinco questões geradoras organizam-se argumentos para relacionar aprendizagens, concepção de avaliação, compreensão de formação e desempenho profissional.

Biografia do Autor

  • Maria Isabel da Cunha, UFPel
    Docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISINOS.

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Publicado

12-09-2011

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/48051. Acesso em: 19 abr. 2025.