Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional
Palavras-chave:
Aprendizagem ao longo da vida. Avaliação-experiência-desempenho profissional.Resumo
Resumo O tema da aprendizagem ao longo da vida é analisado numa perspectiva crítica, tencionando os discursos produzidos em sua concepção e formas de produção. Analisa-se a condição histórica e política que contextualiza esse dispositivo e se questiona os pressupostos que os ancoram. Tomam-se os conceitos de experiência em Dewey e Anísio Teixeira e, posteriormente em Larrosa, para contrapor a idéia de aprendizagem ao longo da vida, no sentido da acumulação de informações e de competências generalizadoras. Reforça-se a concepção de experiência na sua condição subjetiva como fundante da formação e do desempenho profissional. Em torno de cinco questões geradoras organizam-se argumentos para relacionar aprendizagens, concepção de avaliação, compreensão de formação e desempenho profissional.Downloads
Publicado
12-09-2011
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
Aprendizagem ao longo da vida e avaliação do desempenho profissional. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/48051. Acesso em: 19 abr. 2025.