PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO
Palavras-chave:
Pesquisa em Educação, Avaliação da produção científica, Análise bibliométricaResumo
A história da Pós-Graduação no país, em seus 45 anos de existência conviveu com dois modos de funcionamento: no início, a pesquisa acadêmica não estava premida por prazos, mensurações e avaliações tão sistemáticas; hoje, todas as atividades são rigorosamente avaliadas pela CAPES e a produção intelectual é o item de maior peso. Assim, os periódicos passaram a ser o veículo principal para onde conflui essa produção. O presente artigo focaliza a avaliação da produção científica em Educação veiculada entre 2001 e 2007 em duas das principais revistas da área: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). A metodologia adotada constou da seleção leitura dos resumos e textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, os quais foram analisados à luz das abordagens dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva. Os resultados obtidos apontaram que o comportamento de publicação dos autores na RBHE e da RBE são similares e que a produção científica em Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção por publicações em livros e capítulos de livros, frequência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
A responsabilidade sobre o conteúdo das publicações são total e exclusiva dos autores, que mantêm os direitos autorais e atribuem o direito de primeira publicação para a Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior. Ao submeter o artigo, o(s) autor(es) garante(m) que ele não contém nenhuma violação de quaisquer direitos autorias.
A remessa de originais implica a autorização para publicação e disponibilização on-line sem o pagamento de direitos atorais.
A reprodução de artigos publicados na Avaliação só é permitida com indicação da fonte.