PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Márcia Regina da Silva USP/Ribeirão Preto
  • Marisa Bittar UFSCar
  • Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi Universidade Federal de São Carlos

Palabras clave:

Pesquisa em Educação, Avaliação da produção científica, Análise bibliométrica

Resumen

A história da Pós-Graduação no país, em seus 45 anos de existência conviveu com dois modos de funcionamento: no início, a pesquisa acadêmica não estava premida por prazos, mensurações e avaliações tão sistemáticas; hoje, todas as atividades são rigorosamente avaliadas pela CAPES e a produção intelectual é o item de maior peso. Assim, os periódicos passaram a ser o veículo principal para onde conflui essa produção. O presente artigo focaliza a avaliação da produção científica em Educação veiculada entre 2001 e 2007 em duas das principais revistas da área: a Revista Brasileira de Educação (RBE) e a Revista Brasileira de História da Educação (RBHE). A metodologia adotada constou da seleção leitura dos resumos e textos integrais dos estudos e categorização de autores e temas abordados, os quais foram analisados à luz das abordagens dos estudos bibliométricos e da pesquisa histórica analítico-descritiva. Os resultados obtidos apontaram que o comportamento de publicação dos autores na RBHE e da RBE são similares e que a produção científica em Educação possui particularidades, porém traz em seu cerne características da pesquisa em Ciências Humanas em geral; por exemplo, índices elevados de publicação individual, predileção por publicações em livros e capítulos de livros, frequência elevada de comunicação científica em fontes nacionais, entre outras características.

Publicado

2011-09-12

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM DOIS PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 16, n. 3, 2011. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/50810. Acesso em: 2 aug. 2025.