Inovação e Avaliação na cultura do Ensino Superior Brasileiro: formação geral interdisciplinar

Authors

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira UNICAMP
  • MIRIAN LÚCIA GONÇALVES NEPP-Universidade Estadual de Campinas
  • Ana Maria Alves Carneiro da Silva NEPP - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas

Keywords:

Educação Geral, Educação Superior, Avaliação, Inovação Curricular, Cultura Universitária.

Abstract

O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso.

Author Biography

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, UNICAMP
    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1989), professora Livre Docente pela Faculdade de Educação da UNICAMP (2007). Atualmente é professor titular da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Curricular.

Published

2015-08-04

Issue

Section

Artigo

How to Cite

Inovação e Avaliação na cultura do Ensino Superior Brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/122396. Acesso em: 19 apr. 2025.