Inovação e Avaliação na cultura do Ensino Superior Brasileiro: formação geral interdisciplinar

Autores/as

  • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
    • MIRIAN LÚCIA GONÇALVES NEPP-Universidade Estadual de Campinas
      • Ana Maria Alves Carneiro da Silva NEPP - Núcleo de Estudos em Políticas Públicas

        Palabras clave:

        Educação Geral, Educação Superior, Avaliação, Inovação Curricular, Cultura Universitária.

        Resumen

        O texto tem por objetivo apresentar resultados parciais da avaliação do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFIS) relacionados à proposta de formação geral interdisciplinar, a qual representa uma inovação na cultura do ensino superior brasileiro. A educação geral prevista pelo Programa preocupa-se em preparar os estudantes com maior conhecimento, senso crítico e maturidade a partir da ampliação de seu conhecimento e cultura, bem como prepará-los como cidadãos para as atividades que venham a desenvolver futuramente. Além da inovação curricular, o curso tem por objetivo estabelecer uma política de ação afirmativa diferenciada, na Universidade Estadual de Campinas- Unicamp, por meio da inclusão social de alunos da rede pública. Apresentamos brevemente a formação geral como ênfase curricular adotada por universidades em várias partes do mundo. Em seguida, apresentamos a proposta do ProFIS, seu estágio atual de desenvolvimento e analisamos os resultados parciais do processo de avaliação contínua que estamos desenvolvendo. O processo de avaliação é desenvolvido com professores, alunos e coordenador do curso.

        Biografía del autor/a

        • Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, Universidade Estadual de Campinas- Unicamp
          Professora Titular da Faculdade de Educação - Unicamp

        Publicado

        2015-08-04

        Número

        Sección

        Artigos

        Cómo citar

        Inovação e Avaliação na cultura do Ensino Superior Brasileiro: formação geral interdisciplinar. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 3, 2015. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/122396. Acesso em: 14 oct. 2025.