SOBRE O ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC)

Authors

  • Helio Radke Bittencourt PUCRS
    • Alam de Oliveira Casartelli PUCRS
      • Alziro César de Morais Rodrigues PUCRS

        Keywords:

        Índice Geral de Cursos, IGC, Avaliação da Educação Superior, Enade, Sinaes

        Abstract

        O Índice Geral de Cursos (IGC) é um indicador adotado no ensino superior brasileiro que pretende expressar, em um único número, a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de uma instituição de ensino superior (IES). O IGC considera aspectos relacionados à infraestrutura, recursos didáticos e corpo docente, sendo divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A julgar pelas repercussões decorrentes de sua divulgação em 2008, o IGC tornou-se um potencial e polêmico instrumento de marketing e de influência na formação de opinião pública. Em função disso, é importante não só compreender adequadamente a composição desse indicador, mas igualmente identificar formas de como uma IES pode melhorá-lo. Este artigo enfoca esses dois aspectos, aportando contribuições na discussão sobre o IGC e sobre o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

        Author Biographies

        • Helio Radke Bittencourt, PUCRS
          Estatístico. Professor do Departamento de Estatística, Faculdade de Matemática, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Geografia pela UFRGS.
        • Alam de Oliveira Casartelli, PUCRS
          Professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS. Doutor em Comunicação Social pela PUCRS.
        • Alziro César de Morais Rodrigues, PUCRS
          Professor da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS. Doutor em Administração pela École des Hautes Études Commerciales (França).

        Published

        2009-09-29

        Issue

        Section

        Artigo

        How to Cite

        SOBRE O ÍNDICE GERAL DE CURSOS (IGC). Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 14, n. 3, 2009. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/12273. Acesso em: 14 oct. 2025.