A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

Authors

  • Maria Teresa Esteban

Keywords:

Avaliação. Cotidiano escolar. Heterogeneidade.

Abstract

Este artigo se propõe a contribuir com o debate sobre a qualidade da educação no Brasil, colocando em diálogo os procedimentos de avaliação instaurados, com ênfase na avaliação externa baseada em provas estandardizadas, e os processos de democratização da escola pública. Questiona o lugar que estudantes e professores/as ocupam na avaliação externa e evidencia outros percursos para a avaliação tomando como referência as questões postas pelo cotidiano escolar. Articula a reflexão considerando a necessidade de discutir a qualidade da educação para as classes populares, em consonância, também, com o movimento docente.

Issue

Section

Dossiê

How to Cite

A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135915. Acesso em: 19 apr. 2025.