A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR

Autores/as

  • Maria Teresa Esteban

    Palabras clave:

    Avaliação. Cotidiano escolar. Heterogeneidade.

    Resumen

    Este artigo se propõe a contribuir com o debate sobre a qualidade da educação no Brasil, colocando em diálogo os procedimentos de avaliação instaurados, com ênfase na avaliação externa baseada em provas estandardizadas, e os processos de democratização da escola pública. Questiona o lugar que estudantes e professores/as ocupam na avaliação externa e evidencia outros percursos para a avaliação tomando como referência as questões postas pelo cotidiano escolar. Articula a reflexão considerando a necessidade de discutir a qualidade da educação para as classes populares, em consonância, também, com o movimento docente.

    Número

    Sección

    Dossiê

    Cómo citar

    A NEGAÇÃO DO DIREITO À DIFERENÇA NO COTIDIANO ESCOLAR. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, 2014. Disponível em: https://submission.scielo.br/index.php/aval/article/view/135915. Acesso em: 14 oct. 2025.